PIB só pode cair até 3,4% no quarto trimestre para não comprometer meta do Governo

A economia portuguesa pode cair até 3,4% no quarto trimestre face ao terceiro trimestre e, ainda assim, a meta do Governo de uma queda anual de 8,5% será cumprida.

Após uma queda histórica no segundo trimestre, a economia portuguesa recuperou significativamente no terceiro trimestre, superando até as previsões. Contudo, a segunda vaga de infeções no outono levou a um confinamento parcial que terá impacto na economia, interrompendo a recuperação. Com os economistas a antecipar uma quebra em cadeia, a questão impõe-se: até quanto pode cair o PIB no quarto trimestre sem comprometer a meta anual do Governo?

Os cálculos do ECO com base nos dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam para uma contração máxima de 3,4% em cadeia (face ao terceiro trimestre) e de 9,5% em termos homólogos. Uma queda do PIB superior a esta dimensão significa que não será alcançada a previsão de uma queda anual do PIB de 8,5% que o Ministério das Finanças inscreveu no Orçamento do Estado para 2021 (OE 2021). Nos três trimestres já decorridos, o PIB acumula uma queda de 8,2% em termos homólogos.

A perspetiva é que a recuperação da economia seja interrompida no quarto trimestre, mas a dúvida que se coloca é se Portugal consegue passar por um novo período de estado de emergência, ainda que light“muito limitado e preventivo” nas palavras do Presidente da República –, sem repetir a contração histórica do segundo trimestre de 16,4%, em termos homólogos, e de 13,9% em cadeia. No terceiro trimestre, a economia cresceu 13,3% em cadeia, mas continua 5,7% aquém do PIB do terceiro trimestre de 2019.

Segundo os economistas do BPI, a previsão é que a economia vá contrair 2,6% em cadeia no quarto trimestre, o que permitirá encerrar o ano com uma queda de 8,3%. “Admitindo que o grau de confinamento não se agrava até ao final do ano, antecipamos que o PIB contraia 2,6% no quarto trimestre e que a contração da economia se fique pelos 8,3% em 2020 (antes esperávamos uma queda de 10%)”, escreveu o banco numa nota divulgada esta segunda-feira.

Também os economistas do ISEG antecipam uma contração nesta parte final do ano, mas sem chegar aos valores do segundo trimestre. “O agravamento geral da crise sanitária ao longo do mês, e as ações desencadeadas para a controlar, torna provável que a atividade económica venha a decrescer face ao trimestre anterior, ainda que numa dimensão bastante mais moderada do que a registada no segundo trimestre“, escreveram no início do mês, admitindo uma queda do PIB até 5% em cadeia para que a variação anual fosse de -9%.

O Grupo de Análise Económica do ISEG argumentava que, “em princípio, este retrocesso do crescimento será comparativamente pequeno” porque “a maior parte das medidas que estão indicadas para combater a epidemia nos diversos países não afetam diretamente a atividade económica (com a exceção de alguns setores dos serviços)”. Ainda assim, admitiam que era “inevitável” que o consumo privado e o investimento “se venha a ressentir e o PIB a cair” por causa da “situação e ambiente criado”.

Tanto em Portugal como na Zona Euro os indicadores económicos já registaram quedas em novembro — as compras com cartão baixaram, assim como o sentimento económico e as expectativas de emprego –, mas os dados ainda não permitem estimar a dimensão da queda. O primeiro valor oficial do PIB do quarto trimestre deverá ser divulgado a 2 de fevereiro do próximo ano pelo Instituto Nacional de Estatística.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PIB só pode cair até 3,4% no quarto trimestre para não comprometer meta do Governo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião