Sonangol admite sair do BCP ou analisar fusão do banco, diz CEO da petrolífera à Reuters

"Se se apresentar uma boa oportunidade para desinvestimento, iremos avaliá-la", disse o CEO da petrolífera estatal angolana, Sebastião Gaspar Martins, admitindo que também poderá analisar fusão.

A Sonangol está disponível para vender a posição que detém no BCP BCP 3,41% ou até analisar uma fusão com outros bancos, afirmou o CEO da petrolífera estatal angolana, Sebastião Gaspar Martins, em entrevista à Reuters. A participação é de quase 20%, estando avaliada em cerca de 350 milhões de euros (considerando o valor do banco em bolsa).

“No caso do Millennium bcp estamos a monitorar o seu desempenho. Se se apresentar uma boa oportunidade para desinvestimento, iremos avaliá-la e fazer as recomendações que se afigurarem as mais acertadas para o contexto e necessidades da Sonangol“, afirmou Sebastião Gaspar Martins, à agência financeira.

“A Sonangol está a acompanhar os movimentos eventuais de consolidação bancária em Portugal e, caso surja alguma oportunidade, o assunto será avaliado com os outros parceiros investidores no Millennium bcp”, acrescentou.

Até hoje, os responsáveis da Sonangol, com 19,49% do BCP, sempre foram reiterando o interesse em manter a participação no banco português, considerando-a um “investimento estratégico”, apesar da política de venda de ativos não core. Os chineses da Fosun são o maior acionista da instituição financeira, com 29,01%.

As ações do BCP estão a valorizar 0,34% para 0,119 euros, apresentando uma capitalização bolsista de 1,8 mil milhões de euros. A posição dos angolanos encontra-se avaliada em cerca de 350 milhões de euros.

"No caso do Millennium bcp estamos a monitorar o seu desempenho. Se se apresentar uma boa oportunidade para desinvestimento, iremos avaliá-la e fazer as recomendações que se afigurarem as mais acertadas para o contexto e necessidades da Sonangol.”

Sebastião Gaspar Martins

CEO da Sonangol

Sonangol quer acelerar venda de ativos. Galp é para manter

Em entrevista à Reuters, Sebastião Gaspar Martins revelou que a Sonangol vai acelerar as reformas e os esforços para aumentar as receitas no próximo ano, depois de a pandemia de Covid-19 ter provocado atrasos no processo de alienação de ativos da petrolífera.

“Sim, tendo em conta a desaceleração económica mundial, os investidores estão mais conservadores. A dinâmica de negócio e a forma como as pessoas se relacionavam, no ambiente de negócios, também mudaram e houve a necessidade de serem feitos ajustes que levam o seu tempo”, explicou Sebastião Gaspar Martins. Até agora, o programa de venda de ativos rendeu cerca de 60 milhões de dólares.

Em relação à Galp, o gestor adiantou que a Sonangol pretende “definitivamente manter” a sua participação indireta na petrolífera. O CEO da petrolífera estatal angolana também disse que espera recuperar o controlo da participação que detinha conjuntamente com o falecido marido do antigo CEO da Sonangol e a mulher mais rica de África Isabel dos Santos no coração de uma batalha judicial em Amesterdão.

(Notícia atualizada às 10h45)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sonangol admite sair do BCP ou analisar fusão do banco, diz CEO da petrolífera à Reuters

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião