Governo polaco diz que há acordo para desbloquear “bazuca” europeia
A presidência alemã da União Europeia terá chegado a um acordo com a Polónia e Hungria para desbloquear o impasse e permitir a aprovação da "bazuca" europeia.
A Polónia e a Hungria terão chegado a um compromisso com a presidência alemã da União Europeia para desbloquear o orçamento plurianual de 2,2 biliões de euros e o fundo de recuperação de 750 mil milhões de euros.
A notícia foi avançada pela Bloomberg (acesso condicionado), que cita o vice-primeiro-ministro polaco, Jaroslay Gowin: “Para já, temos um acordo entre Varsóvia, Budapeste e Berlim. Acredito que este acordo vai também incluir as 24 restantes capitais europeias”, disse o governante numa conferência de imprensa. Segundo o EUObserver, o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, disse que o acordo está “por centímetros”.
A também apelidada de “bazuca” europeia tem estado sujeita a um impasse. Os governos da Polónia e da Hungria estão contra a proposta de condicionar os fundos comunitários ao respeito pelo Estado de Direito e ameaçavam vetar os planos, que precisam de aprovação por unanimidade no Conselho Europeu.
Desconhecem-se os detalhes sobre as cedências que poderão ter levado ao acordo e o mesmo ainda não foi oficialmente confirmado por líderes europeus. A confirmar-se, o compromisso anunciado põe fim ao bloqueio em torno do orçamento plurianual do bloco e do fundo que financiará a recuperação dos países mais afetados pela crise pandémica, com empréstimos e subsídios a fundo perdido.
Segundo a Bloomberg, o governante polaco também disse acreditar que o acordo poderá ser finalizado já na sexta-feira. Rejeitou, no entanto, avançar com mais informações sobre o compromisso que terá sido assumido, indicando apenas que o mesmo mantém “a soberania da Polónia e a união da UE”.
Perante a notícia, as divisas locais da Polónia e Hungria — o zloty polaco e o florim húngaro — estão a ganhar valor face ao dólar. Concretamente, o zloty está em máximos de setembro.
(Notícia atualizada às 13h07 com declarações do Orbán)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo polaco diz que há acordo para desbloquear “bazuca” europeia
{{ noCommentsLabel }}