Fernando Negrão vai presidir à comissão de inquérito ao Novo Banco

PSD escolheu Fernando Negrão, que já tinha liderado inquérito à queda do BES, para presidir à comissão parlamentar que vai investigar as perdas do Novo Banco e imputadas ao Fundo de Resolução.

O ex-presidente do BES, Ricardo Salgado (E), acompanhado pelo presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo, Fernando Negrão (D), à chegada para a sua audição na comissão, na Assembleia da República, 09 de dezembro de 2014.MIGUEL A. LOPES/LUSA 09 ddezembro, 2014

O PSD escolheu o nome de Fernando Negrão para presidir à comissão de inquérito ao Novo Banco e que tomará posse na próxima terça-feira. A informação foi avançada pelo Público (acesso pago) e confirmada pelo ECO junto do deputado Duarte Pacheco. “Iremos propor o deputado Fernando Negrão”, avançou o social-democrata.

Fernando Negrão tem experiência em inquéritos à banca, tendo liderado duas das oito comissões parlamentares que se debruçaram sobre temas bancários na última década: ao BCP e à supervisão bancária (2008) e ao colapso do BES e do Grupo Espírito Santo (setembro 2014 a abril de 2015).

Duarte Pacheco integrará a “equipa” do PSD na comissão de inquérito que visa apurar as perdas registadas pelo Novo Banco e imputadas ao Fundo de Resolução e cujos trabalhos decorrerão até abril, antes de nova injeção no banco. Entram ainda Hugo Carneiro, Mónica Quintela e Filipa Roseta.

Depois da tomada de posse da comissão de inquérito, prevista para terça-feira, os grupos parlamentares deverão voltar a reunir-se ainda este ano para acertar várias questões relativas aos trabalhos da comissão, nomeadamente os nomes que vão querer ouvir e a documentação a solicitar às autoridades. Só a partir de janeiro é que as audições terão início.

Esta comissão funcionará pelo prazo de 120 dias, ou seja, estará concluída a tempo de nova injeção do Fundo de Resolução no Novo Banco, que têm ocorrido, geralmente, no início de maio.

Tendo em conta o objeto da comissão de inquérito, deverão ser chamados ao Parlamento ex-gestores do BES, a administração do Novo Banco e outros órgãos do banco, e responsáveis do Banco de Portugal, Fundo de Resolução e do Governo para audições que ocorrerão nos próximos meses.

Até hoje, o Fundo de Resolução já injetou cerca de 3.000 milhões de euros dos 3.900 milhões previstos no mecanismo de capital contingente. O Parlamento travou novas injeções até serem conhecidas as conclusões da auditoria a cargo do Tribunal de Contas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fernando Negrão vai presidir à comissão de inquérito ao Novo Banco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião