Quer garantir um recrutamento inclusivo? Este guia está online e é gratuito

A Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão lançou o "Guia para um Recrutamento Inclusivo", online e de acesso gratuito. A plataforma permite ainda avaliar a diversidade da organização.

A Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI) quer ajudar a promover o recrutamento inclusivo e lançou, esta segunda-feira, o “Guia para um Recrutamento Inclusivo”. Na plataforma é possível encontrar todos os projetos da Carta Portuguesa para a Diversidade, recursos úteis para ajudar as empresas a implementar processos de recrutamento mais inclusivos, promoverem o bem-estar dos trabalhadores e ainda uma ferramenta para avaliar a diversidade da organização. O acesso é gratuito.

O guia explica, passo a passo, como garantir um recrutamento inclusivo, desde o onboarding de um novo candidato até à sua saída, com o apoio de casos reais.

“Este ‘Guia para um Recrutamento Inclusivo’, que acompanha todas as fases do processo, é o resultado de um enorme espírito de equipa, e de muita dedicação e empenho dos nossos associados e entidades signatárias do grupo de trabalho da empregabilidade da APPDI. Adaptado para todos os tipos de organizações, o nosso guia promete ser uma fonte de inspiração, mas também de apoio e o desenvolvimento de ambientes laborais mais diversos, inclusivos e confortáveis, onde o respeito e a valorização individual são prioridades”, sublinha Paula Carneiro, presidente da direção da APPDI, citada em comunicado.

Em cada passo do recrutamento, a APPDI disponibiliza documentos em PDF com a descrição de todos os passos e casos reais de empresas que já implementaram estes processos. Na “fase 0”, do recrutamento, lê-se, “sugere-se que o processo de contratação seja colaborativo envolvendo, além da equipa de recrutamento, outros departamentos, membros de outras equipas e, se possível, algumas das chefias de equipa, de forma a abranger diferentes perspetivas”.

A APPDI conta com associados do tecido empresarial português, bem como entidades de outros setores, com os quais desenvolve um trabalho contínuo de formação, informação e promoção da diversidade e inclusão. A Carta Portuguesa para a Diversidade, iniciativa da Comissão Europeia, é um dos instrumentos voluntários criados com o objetivo de encorajar os empregadores a implementar e desenvolver políticas e práticas internas de promoção da diversidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quer garantir um recrutamento inclusivo? Este guia está online e é gratuito

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião