Como recrutar em tempos de pandemia

  • Pessoas
  • 21 Dezembro 2020

Muitas foram as adaptações que os processos de recrutamento e de onboarding sofreram nos últimos meses. Neste debate ficamos a conhecer alguns desafios e as estratégias adoptadas.

Quais foram os desafios de recrutar durante os últimos meses? Houve retração na procura de candidatos? Que novas ferramentas se introduziram neste processo? Como foi e tem sido a adaptação do onboarding a esta realidade?

Estas foram algumas das questões abordadas na webtalk “Recrutar em tempos de pandemia”, organizada pela revista Pessoas, em parceria com a Multipessoal. O debate contou com a participação de Ricardo Carneiro, diretor de recrutamento e seleção especializada da Multipessoal, Jorge Sousa, HR manager da Voltalia para os mercados de Portugal, Espanha, Itália, Japão e Jordânia, Hugo Raposo, associate director da Hipoges Iberia e Carla Silva, corporate human resources diretor do Grupo Primor.

Os constrangimentos impostos pela pandemia às empresas de gestão de pessoas obrigaram a uma rápida adaptação. Foi necessário calibrar os processos de recrutamento com uma “robustez tecnológica”, lidar com o medo dos candidatos em mudar, introduzir novas ferramentas para mitigar a ausência física e contornar a falta do fator “empatia” nas entrevistas. Depois da contratação, foi ainda preciso encontrar formas alternativas de assegurar que os processos de onboarding conseguiam garantir a passagem da cultura e valores da organização, um desafio considerado “crítico” por muitos.

Assista à conversa aqui:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Como recrutar em tempos de pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião