Hoje nas notícias: Luz, benefícios fiscais, sondagem

  • ECO
  • 30 Dezembro 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O próximo ano traz uma descida média de 1% da fatura da eletricidade dos clientes da EDP Comercial, bem como o fim de cinco benefícios fiscais considerados “obsoletos”. Esta quarta-feira, destaque também para a nota de que a presidência portuguesa da União Europeia será diretamente conduzida pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros e para a sondagem que indica que quase metade dos portugueses dão nota positiva ao Governo na gestão da pandemia. E entre 2016 e 2019, uma rede mundial “lavou” 5,5 milhões de euros em Portugal.

EDP vai baixar o preço da luz em 1%

No próximo ano, a fatura da eletricidade dos clientes da EDP Comercial vai baixar, em média, 1%. Em causa está uma descida mais pronunciada do que foi anunciado para o mercado regulado (0,6%). Os quatro milhões de clientes domésticos da elétrica liderada por Miguel Stilwell podem, assim, esperar poupanças entre seis euros e 50 euros por ano, de acordo com as contas da empresa. Isto dependendo da potência contratada e do consumo. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Governo deixa cair cinco benefícios fiscais

O Executivo de António Costa vai deixar cair cinco benefícios fiscais, no final de 2020, por considerar que estão “desadequados ou obsoletos face ao atual contexto e têm uma utilização nula ou residual”, indicou fonte oficial do Ministério das Finanças. Neste pacote, consta, por exemplo, a conta poupança-reformados, incentivo ao aforro criado há 32 anos e que agora está, considera o Governo, desadequado face às circunstâncias atuais. Leia a notícia completa no Dinheiro Vivo (acesso livre).

Costa gere crise. Santos Silva conduz presidência europeia

A pandemia fez o primeiro-ministro, António Costa, mudar a estratégia de gestão de ciclos governativos para a legislatura. A remodelação que previa para o verão do próximo ano deverá, assim, acontecer só em 2022. Além disso, a presidência portuguesa da União Europeia será diretamente conduzida pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva. Isto de modo a permitir que o chefe do Executivo se centre na governação interna e na recuperação do país face às crises provocadas pela Covid-19. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Portugueses dão nota positiva ao Governo na gestão da pandemia

Quase metade dos portugueses (48%) dá nota positiva ao Governo na gestão da pandemia e às medidas tomadas em resposta ao longo do ano, indica uma sondagem feita pela Aximage. Apenas 19% estão descontentes, com a região Norte em destaque. Quanto às restrições anunciadas para o Natal — mais relaxadas do que as que vigoraram nas semanas anteriores –, 47% dos inquiridos consideram-nas adequadas, 41% dizem que foram insuficientes e 10% que foram excessivas. Já no que diz respeito às medidas anunciadas para a passagem do ano, 59% dos portugueses consideram que são adequadas. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (link indisponível).

Rede mundial “lava” 5,5 milhões de euros em Portugal

Entre 2016 e 2019, uma rede internacional “lavou” mais de 5,5 milhões de euros em Portugal, através de contas irregularmente abertas em bancos nacionais. A rede em causa vendia os seus serviços a criminosos, branqueando dinheiro do crime e cobrando 40% a 50% de comissões. Doze dos elementos do grupo foram acusados pelo Ministério Público. O cabecilha é Nika Nazarovi. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Luz, benefícios fiscais, sondagem

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião