Quem são as 10 pessoas mais ricas do mundo? Elon Musk leva o “ouro”

  • ECO
  • 10 Janeiro 2021

Elon Musk, Jeff Bezos e Bill Gates formam o pódio. Primeira mulher só aparece na 12ª posição do ranking.

ElonMusk, empresário por detrás da Tesla e da SpaceX, tornou-se a pessoa mais rica do mundo esta quinta-feira, de acordo com o Índice de Bilionários da Bloomberg, um ranking com as 500 maiores fortunas do mundo. Musk ultrapassou Jeff Bezos, fundador da Amazon, que detinha o “ouro” desde outubro de 2017.

Mas, afinal, quem são as pessoas mais ricas do mundo? No top 10 não encontramos nenhuma mulher. A primeira, a francesa Françoise Bettencourt Meyers aparece na 12ª posição.

Quase nenhum dos homens tem menos de 40 anos. Além disso, oito deles são dos Estados Unidos e metade têm a sua fortuna pessoal avaliada em mais de 100 mil milhões de dólares (cerca de 81 mil milhões de euros). Veja quem são:

Elon Musk

Elon Musk, de 49 anos, é o líder da Tesla – fabricante de automóveis elétricos – e também o cofundador da empresa espacial SpaceX. No final do dia de sexta-feira, a sua fortuna estava avaliada pela Bloomberg em 195 mil milhões de dólares (cerca de 158,7 mil milhões de euros), mais 10 mil milhões que o segundo lugar.

Jeff Bezos

De 56 anos, Jeff Bezos é o fundador da Amazon e a pessoa que ocupou o primeiro lugar da lista Bloomberg durante muito tempo. A diferença que o separa de Musk é pouca, tendo Bezos um património líquido avaliado em 185 mil milhões de dólares (150,5 mil milhões de euros).

Bill Gates

Com 65 anos, Bill Gates é conhecido internacionalmente pela empresa de software que criou e é usada por milhões de pessoas por todo o mundo: a Microsoft. De 2014 a 2017 foi, consecutivamente, considerada a pessoa mais rica do mundo. Atualmente, a sua fortuna está avaliada em 134 mil milhões de dólares (109 mil milhões de euros).

Bernard Arnault

Arnault, 71 anos, é o primeiro de entre os dois não americanos nesta lista. O empresário francês é o CEO da LMVH, a maior empresa de marcas de luxo do mundo, na qual se incluem a Louis Vuitton, Sephora e a Tiffany. A última, na sexta-feira, passou a ser presidida pelo seu filho Alexandre, de 28 anos. O património líquido do empresário encontra-se avaliado em 116 mil milhões de dólares (94,3 mil milhões de euros).

Mark Zuckerberg

 

Mark é o único da lista com menos de 40 anos (36). É o fundador da famosa rede social Facebook e detêm outras aplicações como o Facebook Messenger, Instagram e Whatsapp. Zuckerberg tem sofrido críticas por o Facebook ser um espaço onde a extrema-direita e teorias da conspiração têm crescido, especialmente nos Estados Unidos. Na sexta-feira, o seu património líquido valia 102 mil milhões de dólares (83 mil milhões de euros).

Zhong Shanshan

Zhong Shanshan, 66 anos, é o segundo dos não americanos nesta lista. O empresário chinês é CEO da Nongfu Spring, a maior empresa de bebidas da China e da Wantai, uma farmacêutica de Pequim que entrou em bolsa em abril de 2020. A sua fortuna está avaliada em 93,1 mil milhões de dólares (75,8 mil milhões de euros).

Warren Buffett

Warren Buffett é o mais velho da lista de bilionários, tendo já completado 90 anos. De acordo com a Forbes, é um dos investidores mais bem-sucedidos de todos os tempos, tendo comprado ações pela primeira vez com 11 anos. Buffett dirige a Berkshire Hathaway, que detém mais de 60 empresas, incluindo a marca de pilhas Duracell. Na sexta-feira, o seu património líquido valia 88,2 mil milhões de dólares (71,7 mil milhões de euros).

Larry Page

Larry Page, 47 anos, cofundou o Google em 1998 com Sergey Brin. Page e Brin inventaram o algoritmo “page rank”, que alimenta o motor de pesquisa. No final de 2019 deixou de ser CEO da Alphabet, dona da Google, mas continua a ser um membro do conselho de administração e acionista. A sua fortuna está avaliada em 83,6 mil milhões de dólares (68 mil milhões de euros).

Sergey Brin

Tal como Larry Page, Brin, também com 47 anos, cofundou o Google em 1998. Ao mesmo tempo que o seu colega deixou o cargo de CEO, Sergey Brin deixou o cargo de presidente da Alphabet, mas continua também a ser um acionista e membro do conselho de administração. Na sexta-feira, o seu património líquido valia 81 mil milhões de dólares (65,9 mil milhões de euros).

Larry Ellison

O último nome do top 10 é Larry Ellison, de 76 anos. Larry Ellison é presidente, diretor de tecnologia e cofundador Oracle (empresa de tecnologia especializada em software e banco de dados), da qual é proprietário de mais de 35%. Em 2014 deixou de ser CEO da empresa, ao fim de 37 anos. Segundo a Forbes, Ellison juntou-se à direção da Tesla no final de 2018, depois de ter comprado 3 milhões de ações da fabricante de automóveis elétricos no início desse ano. A sua fortuna está avaliada em 80 mil milhões de dólares (65 mil milhões de euros).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quem são as 10 pessoas mais ricas do mundo? Elon Musk leva o “ouro”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião