Segundo teste de Marcelo Rebelo de Sousa dá negativo

O Presidente da República testou positivo ao novo coronavírus e está assintomático. Num segundo teste realizado durante a noite, Marcelo testou negativo, mas mantém-se em isolamento.

O Presidente da República foi diagnosticado com Covid-19. Marcelo Rebelo de Sousa testou positivo ao novo coronavírus pelas 21h40 desta segunda-feira, confirmou fonte oficial de Belém, mas “está assintomático”. Contudo, um segundo teste realizado esta madrugada pelo Instituto Ricardo Jorge deu um resultado negativo.

“Tendo o Presidente da República testado negativo ontem [domingo], e apesar do teste antigénio de hoje [segunda-feira] ser negativo, soube-se agora, às 21h40, que o teste PCR deu positivo”, lê-se numa nota publicada no site da Presidência da República. Numa nota divulgada esta terça-feira, a Presidência revela que “o resultado do teste realizado esta noite pelo Instituto Ricardo Jorge foi negativo”. Haverá ainda um terceiro teste: “O Presidente da República mantém-se em isolamento e aguarda a realização de um teste confirmativo”.

O comunicado inicial indicava que Marcelo Rebelo de Sousa deu conta do diagnóstico “ao Presidente da Assembleia da República”, Eduardo Ferro Rodrigues, ao primeiro-ministro, António Costa, e à ministra da Saúde, Marta Temido.

“Encontrando-se a trabalhar em Belém, aí ficou e ficará em isolamento profilático na zona residencial, aguardando o inquérito epidemiológico”, refere ainda a nota da Presidência.

Marcelo Rebelo de Sousa, que é recandidato ao cargo nas eleições Presidenciais do próximo dia 24 de janeiro, “cancelou toda a agenda para os próximos dias”, a começar pela “sessão com os peritos no Infarmed e a audição dos partidos políticos prevista para esta terça-feira.

Contudo, irá assistir à reunião uma vez na nota desta terça-feira o Presidente da República revela que “enquanto aguarda pelo resultado, bem como pelas subsequentes orientações das autoridades de saúde, o Presidente da República assistirá, por videoconferência, à reunião desta manhã no Infarmed”.

Costa deseja “rápida recuperação”

O primeiro-ministro desejou “rápida e completa recuperação” ao Presidente da República, que testou positivo ao novo coronavírus, adiantando que já falou com o chefe de Estado ao telefone e que manterá com ele “contacto permanente”.

“Tomei conhecimento do teste covid-19 positivo do Presidente da República. Já falámos ao telefone esta noite, pois quis inteirar-me do seu estado de saúde. Manteremos o contacto permanente e desejo-lhe votos sinceros de rápida e completa recuperação”, escreveu António Costa na sua conta pessoal na rede social Twitter.

Charles Michel deseja as melhoras a Marcelo

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, desejou as melhoras ao Presidente da República, esperando que a recuperação seja “rápida e completa”. “Estou certo de que irá ultrapassar esta fase difícil e juntos venceremos nesta luta contra a pandemia“, escreveu Michel no Twitter esta terça-feira.

(Notícia atualizada pela última vez às 9h42 de 12/01/2021)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Segundo teste de Marcelo Rebelo de Sousa dá negativo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião