Governo espera 40 mil candidaturas ao novo concurso do Apoiar.pt

  • Lusa
  • 21 Janeiro 2021

O Governo pagou já cerca de 268 milhões de euros às empresas nas duas tranches do programa Apoiar.pt, destinado aos setores mais afetados pela pandemia.

O Governo prevê que o novo concurso do programa Apoiar.pt, que abrange as quebras registadas no quarto trimestre, deverá receber cerca de 40 mil candidaturas, em linha com o que aconteceu na fase anterior, foi anunciado.

“Na primeira fase tivemos 40 mil candidaturas e estamos à espera de um número idêntico no que se refere ao [concurso] que abrange quarto trimestre”, afirmou o secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Neves, em declarações à agência Lusa.

O executivo abriu esta quinta-feira um novo concurso, no âmbito do programa Apoiar.pt, destinado a compensar as perdas verificadas no quarto trimestre de 2020, com condições similares às do anterior.

“Faremos um apoio às perdas do trimestre anterior e tentamos antecipar, para preservar as empresas e o emprego, o que é a situação que todos antevemos que pode acontecer ao longo deste trimestre”, notou o governante.

Governo já pagou 268 milhões de euros às empresas

O Governo já pagou cerca de 268 milhões de euros às empresas nas duas tranches do programa Apoiar.pt, destinado aos setores mais afetados pela pandemia, avançou também esta quinta-feira o secretário de Estado da Economia à Lusa.

“Temos, no acumulado da primeira e da segunda tranche, cerca de 268 milhões de euros pagos”, afirmou João Neves, em declarações à Lusa.

Lançado em 2020, o programa Apoiar.pt atribui subsídios a fundo perdido às empresas com quebras de faturação decorrentes das medidas de mitigação do risco de contágio pela Covid-19. Na sequência do último Conselho de Ministros, foi decidido antecipar pagamentos da segunda tranche.

Assim, desde segunda-feira e até esta quinta-feira, foram efetuados pagamentos a “cerca de 15 mil empresas, no montante de 77 milhões de euros”.

Este montante soma-se aos 191 milhões de euros liquidados no âmbito da primeira tranche, perfazendo 268 milhões de euros.

“Esta é a tentativa de responder às circunstâncias difíceis que um conjunto de setores atravessa”, sublinhou, João Neves.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo espera 40 mil candidaturas ao novo concurso do Apoiar.pt

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião