Operadoras preparam chegada do 5G e já se conhecem primeiros preços

A Meo já anunciou uma oferta comercial de 5G por 60 euros por ano, condicionada a uma promoção. Também a Nos já tem tarifários "5G ready" e a Vodafone promove no seu site os benefícios da tecnologia.

As principais operadoras de telecomunicações já estão a preparar a chegada das primeiras ofertas comerciais de 5G, com novos tarifários “sem limites” ou mesmo a venda antecipada do acesso à rede de quinta geração. Com o leilão em curso, espera-se que a rede seja lançada em Portugal ainda neste semestre.

A Meo é uma das operadoras que já está a anunciar preços para o 5G. “Sê o primeiro a sentir o 5G. Com o lançamento comercial do 5G, poderás adicionar ao teu tarifário móvel Meo a opção de internet móvel 5G à velocidade máxima por apenas +5€/mês”, lê-se num anúncio presente numa página adicionada recentemente ao site da empresa, na qual a empresa promove os benefícios da quinta geração e a venda de telemóveis com capacidade para se ligarem à nova rede.

O anúncio de 5G disponível no site da Meo.

Há mais para além das aparências. A proposta da Meo não se trata já de uma primeira oferta geral de 5G. Contactada pelo ECO, fonte oficial da Altice Portugal explicou que o anúncio é de de uma promoção no âmbito da venda do novo telemóvel 5G da Samsung. Ao comprarem o Galaxy S21 na loja da Meo, com um preço a começar nos 1.279,99 euros, os clientes são convidados a pagar mais 60 euros por um ano de 5G (o equivalente a cinco euros por mês).

“A campanha promocional do novo Samsung Galaxy S21 com 12 meses de internet móvel 5G à velocidade máxima é uma oferta exclusiva Samsung (com o valor comercial de 5 euros/mês correspondente a 60 euros). Os 12 meses de serviço 5G iniciarão a sua contabilização na data de lançamento comercial da tecnologia 5G na rede Meo. Todas as condicionantes do serviço são explanadas ao cliente”, indicou a referida fonte.

Além disso, este aditivo ao tarifário móvel para 5G, para os clientes que adquiram o telemóvel da marca sul-coreana, também não está disponível para todos os clientes. Em letras pequenas no site da Meo está escrito que a oferta não está disponível para os clientes com “tarifários para telemóvel M móvel pós-pago ilimitados e para PC e tablet M Net Móvel 300 GB, 60 GB e todo o tráfego incluído”.

A Meo esclarece ainda que “por internet móvel 5G à velocidade máxima deve entender-se a velocidade máxima que vier a ser disponibilizada pela Meo, a partir da data de lançamento comercial da tecnologia 5G, a qual poderá ser de até 1 Gbps”

As letras pequenas na oferta de 5G anunciada no site da Meo.

Também a Nos já está a promover a chegada comercial do 5G a Portugal. Em outubro de 2020, a operadora lançou o que chamou de “o primeiro tarifário pronto para o 5G”.

“Em duas opções, o Sem Limites e o Sem Limites Max estão já disponíveis com dados móveis, chamadas e SMS ilimitados, para clientes de serviço pós-pago stand alone e pacotes convergentes, que querem usufruir de um serviço com total despreocupação pelo consumo de dados ou minutos, sem abdicar de fazer downloads instantâneos, jogarem online ou verem os seus vídeos onde quer que estejam”, anunciou a Nos na altura.

A Nos está a vender o Sem Limites com velocidades até 10 Mbps por 34,99 euros por mês, enquanto o Sem Limites Max, com a “máxima velocidade”, a 44,99 euros mensais. Além disso, “as opções Sem Limites e Sem Limites Max” estão disponíveis em pacotes com telemóvel “no valor de 69,99 euros e 79,99 euros, respetivamente”.

“O tarifário ‘Sem Limites’ foi desenhado para responder aos padrões de consumo de dados que a nova geração de comunicações móveis vai trazer. A Nos tem vindo ao longo dos últimos anos a preparar-se para o lançamento do 5G, como a disponibilização deste tarifário comprova. Naturalmente que quando o 5G for uma realidade em Portugal, a Nos terá uma oferta pensada para que os seus clientes possam tirar o máximo partido de todas as potencialidades que a nova tecnologia traz”, acrescenta ao ECO fonte oficial da empresa.

Também a Vodafone já anuncia “Rede 5G” no seu site, com uma página dedicada a prestar informação aos clientes sobre a nova tecnologia. A empresa antecipa que a chegada do 5G trará “mais velocidade”, “menor tempo de resposta”, “mais dispositivos ligados entre si” e “cobertura e fiabilidade”.

Decorre atualmente a fase principal de licitações do leilão do 5G, promovido pela Anacom, que irá atribuir às operadoras as frequências para poderem explorar comercialmente esta tecnologia. O lançamento oficial da rede deverá acontecer ainda neste primeiro semestre.

Como o leilão ainda corre, as verdadeiras ofertas gerais de 5G só deverão ser conhecidas depois de anunciados os resultados do leilão em curso, altura em que Meo, Nos e Vodafone saberão exatamente com que quantidades de espetro vão contar. Assim, contactada pelo ECO, no sentido de saber se já tem preços de ofertas de 5G, fonte oficial da Vodafone disse: “O leilão para a aquisição de espetro que permitirá lançar o 5G em Portugal está atualmente a decorrer. Nesse sentido, a Vodafone entende ser prematuro falar sobre este tema.”

(Notícia atualizada às 18h10 com resposta da Nos)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Operadoras preparam chegada do 5G e já se conhecem primeiros preços

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião