Um amigo não tem preço, mas pode valer muitos euros em descontos

Para angariarem novos clientes para os seus serviços, muitas empresas dão descontos a quem trouxer um amigo. Prática é atinga, mas continua atual. E pode valer muitos euros.

Não existem melhores conselheiros do que os seus amigos. E isso aplica-se, também, quando queremos adquirir um novo produto ou aderir a um novo serviço. E se os próprios já forem clientes das empresas a que estamos a ponderar atribuir o nosso voto de confiança, ficaremos ainda mais certos de que estamos a tomar a decisão acertada.

Além de poder ajudar-nos a perceber se ficaremos satisfeitos com a nossa escolha, a nossa rede de amizades pode ainda contribuir para que consigamos alguma poupança no final da nossa tomada de decisão. E, muitas das vezes, as vantagens podem surgir tanto para quem aconselha, como para o aconselhado.

A fórmula é já bem antiga, mas continua a ser utilizada por muitas empresas para atraírem novos clientes. Muitas empresas de vários setores têm diversas campanhas promocionais que oferecem vantagens a todos aqueles que forem capazes de influenciar os seus amigos a aderirem à oferta dessa mesma marca. E se um amigo pode traduzir-se em mais alguns euros ao final do mês, ter muitos pode permitir poupar algumas centenas.

É preciso ter alguns cuidados

António Oliveira, da Deco Proteste, alerta, no entanto, que os consumidores devem “ter algumas precauções” e procurar recolher o máximo de informação possível acerca da campanha promocional que se propõem a aderir. Isto porque “associados a estas campanhas” podem estar “requisitos muito apertados” que diminuem as vantagens para o consumidor.

E aqueles que se preparam para se tornar novos clientes destas empresas, muitas vezes também eles atraídos pelas vantagens que estas oferecem mediante a contratualização dos serviços, devem estar atentos a certas situações. O jurista revela ao ECO como tais descontos podem ser “apenas sobre uma rubrica da fatura, embora isso não seja previamente comunicado”, o que acaba por não ter “um impacto tão forte no preço final”. A proposta acaba, assim, por não ser “tão interessante” no que toca à “proteção do interesse económico” ou à “qualidade do serviço”, acabando tal adesão por não ser tão benéfica como aparentava.

Com estes alertas em mente, o ECO fez um levantamento de várias empresas que possuem, neste momento, campanhas promocionais que oferecem bónus aos consumidores que forem capazes de convencer os seus amigos a aderirem aos serviços das mesmas.

Telecomunicações dão até 30 euros por mês em descontos

O setor das telecomunicações configura-se como um dos mais “recheados” no que toca às recompensas oferecidas a quem for capaz de angariar novos clientes para as marcas. Nas quatro principais operadoras existentes em território nacional, os prémios oferecidos poderão chegar mesmo até aos 30 euros.

Meo:

A operadora da Altice oferece um desconto de 30 euros por cada amigo que adira aos serviços de fibra ou ADSL da marca. Se estiver em causa a subscrição de um serviço de satélite, o preço da fatura baixa apenas 15 euros. Note-se, no entanto, que a pessoa que fez o convite poderá ver a sua conta baixar, no máximo, 600 euros por ano.

Neste âmbito, também o novo cliente terá direito ao desconto relativo ao serviço a que aderiu, de 30 ou de 15 euros, respetivamente, a propósito desta campanha intitulada MEO Get MEO.

Nos:

Na Nos, acontece algo semelhante. Por cada amigo convencido a aderir a um de vários dos pacotes da marca – o Nos 3, Nos 4 ou Nos 5 -, o angariador ganha uma dedução de 30 euros no valor da fatura, acontecendo o mesmo com este novo cliente.

A campanha “Ganhamos Juntos” oferece ainda prémios adicionais sempre que um indivíduo for capaz de recrutar três, seis ou dez amigos para os serviços da NOS – respetivamente, uma Smart TV, um Smartwatch ou um voucher no valor de 750 euros para gastar num smartphone.

Nowo:

Não estabelecendo um número limite de pessoas que o cliente da marca pode recomendar, a campanha “Amigo NOWO” desconta 25 euros na fatura de ambas as partes, desde que seja subscrito o mais completo dos pacotes da marca (Net+TV+Voz+Móvel).

Mas se o novo aderente optar apenas pelo serviço de telemóvel ou pelo serviço de televisão e internet BOX IP, tanto ele como a pessoa que o convidou para tal vê a sua conta baixar, respetivamente, 7,5 euros ou 15 euros, dependendo do serviço em causa.

Vodafone:

Na Vodafone, um convite bem-sucedido realizado por alguém que seja já cliente da marca recompensa-o com seis meses gratuitos de HBO Portugal, o que equivale a um valor total de 29,94 euros. Este é um benefício que só pode ser usufruído uma vez por cada participante.

Esta campanha, chamada “+Amigos +Vantagens” e que estará em vigor até 28 de fevereiro, apenas será aplicada se estiver em causa a subscrição de um novo pacote que inclua a televisão e a box, ou seja, o serviço propriamente dito.

Na Energia, descontos de 12% a 12 euros

O setor da energia encontra-se, também, entre aqueles que detém um maior número de ofertas àqueles que conseguirem cumprir a sua missão de “recrutar” novos clientes para as marcas. Aqui, são de considerar as campanhas de algumas das principais empresas do setor, como é o caso da Endesa e da EDP Comercial.

Ainda assim, também a ENAT Energias, que se trata de uma empresa que opera no panorama das energias renováveis em Portugal, possui uma iniciativa neste sentido.

Endesa:

É através do seu “Plano Amigo” que a energética pretende convencer os seus atuais clientes a persuadirem os seus conhecidos para que estes mudem de fornecedora. Caso essa transição seja efetuada, tanto o novo cliente como o antigo receberão um desconto anual de 12 euros na sua fatura de gás, de eletricidade ou de ambos.

E por cada amigo adicional que o angariador for capaz de recrutar, acrescem mais 12 euros a essa mesma redução de preço, a qual durará enquanto este se mantiver como cliente da marca. No entanto, o desconto acumulado nunca poderá ultrapassar o valor total da conta em causa.

EDP Comercial:

A oferta “EDP Desconto de Amigo” oferece, por seu lado, um desconto que pode ir até aos 12% na conta do gás e da eletricidade, a todos aqueles que convidarem um amigo para aderir aos serviços da EDP Comercial. Válida por um período de 12 meses, esta redução de preço não é, no entanto, ampliada caso o responsável por tais mudanças de operadora seja capaz de angariar mais do que um novo cliente.

Esta é uma oferta que “não é acumulável com tarifários de energia associados à contratação de serviços adicionais”, esclarece ainda o site da EDP Comercial.

ENAT Energias:

No campo das energias renováveis, esta empresa está neste momento a oferecer 100 kWh em saldo de eletricidade para ser dividido pelas duas partes envolvidas. Assim, tanto o novo cliente como aquele que providenciou a existência deste recente contrato recebem um total de 50 kWh em saldo para ser gasto nos serviços de eletricidade da ENAT Energias. Este “Desconto ENAT” será atribuído a ambos assim que o novo contrato seja ativado.

Descontos nos combustíveis até aos quatro euros

No setor dos combustíveis, é através da aplicação Galp Evo Driver que pode angariar descontos para abastecer o seu veículo com a ajuda dos seus amigos. Para tal, a marca incentiva os seus clientes a partilharem o seu código pessoal, presente na referida app, com outras pessoas, oferecendo-lhes assim cupões de desconto.

Por cada cupão adicionado e utilizado por um amigo, o responsável pelo envio receberá outro de volta, cujo desconto será de oito cêntimos por litro, até um limite de quatro euros.

Amizades podem valer refeições mais baratas

Também no segmento da restauração, as recomendações de amigos que se mostram capazes de originar novos clientes podem resultar em descontos para ambas as partes. Há alguns exemplos a esse nível, como é o caso do The Fork e da Uber Eats.

The Fork:

O “Programa de Referências” do The Fork, conhecido por ser um sistema online de reserva de restaurantes, é um bom exemplo de como é possível obter descontos se formos capazes de convencer a nossa rede de amizades a aderir à aplicação.

O The Fork oferece, assim, 500 yums – ou seja, pontos que podem depois ser convertidos em descontos a gastar nos restaurantes parceiros – por cada recomendação bem-sucedida. Também o novo cliente é recompensado, ao receber 1000 yums após a primeira reserva.

Uber Eats:

O sistema de recomendações é também prática conhecida da Uber Eats. Esta trata-se de uma aplicação que estimula os seus utilizadores a convidarem os seus conhecidos a aderirem à mesma, através da partilha de um código. Quando um novo utilizador fizer o seu primeiro pedido de entrega com recurso a esse código, ambas as partes recebem uma promoção que cobrirá parte do custo de um dos seus pedidos seguintes.

O mesmo acontece com os serviços de transporte privativo da Uber. Uma recomendação capaz de originar um novo cliente para a marca resulta num desconto para este novo utilizador e para o amigo angariador, o qual pode ser utilizado numa das viagens seguintes que cada um deles fizer através da Uber.

Muitos “descontos de amigo” no setor financeiro

Seja através da redução dos custos associados ao crédito à habitação, de um acréscimo de saldo na conta bancária ou da oferta de um montante para investir no segmento imobiliário, são algumas as empresas do setor financeiro que oferecem vantagens àqueles que conseguirem convencer os amigos a aderirem a tais serviços. Exemplo disso é a UCI, o moey! e a Housers.

UCI:

A campanha “Traz um Amigo” da União de Créditos Imobiliários (UCI) oferece vantagens a quem recomendar o Crédito Habitação UCI a pessoas que lhe são próximas. Assim, por cada amigo convencido a contratar esse mesmo serviço, a empresa predispõe-se a amortizar um total de 250 euros em prestações do crédito para fins de habitação à pessoa que tornou isso possível.

Por outro lado, os novos clientes terão uma isenção de 250 euros na Comissão de Abertura associada à contratualização do novo crédito. Esta é uma campanha que não apresenta um número máximo de amigos que podem ser convidados para aderir ao financiamento da UCI.

moey!:

O banco digital moey!, pertencente ao Grupo Crédito Agrícola, tem neste momento em vigor uma oferta que beneficia tanto o amigo convidado, como aquele que fez o convite. O princípio é simples: cada pessoa que for convencida a abrir uma conta bancária na moey! é compensada com um acréscimo de 10 euros no seu saldo; já a pessoa que proporcionou a conversão ganha cinco euros por cada amigo que criar uma nova conta.

Mas, para que tal aconteça, cada um desses novos clientes tem de efetuar compras de valor mínimo de 20 euros. No entanto, “com a inscrição nesta campanha” o cliente perde “o direito a outras campanhas em vigor”, alerta a marca no seu site.

Housers:

A plataforma de financiamento colaborativo Housers, destinada a quem tem interesse em investir no setor imobiliário, tem também uma promoção destinada a recompensar aqueles que convidem os seus conhecidos para aderir. Por cada amigo que aderir aos serviços da Housers, o angariador receberá 25 euros para usar na aplicação.

Também o convidado ganhará um saldo do mesmo valor após a realização de um primeiro investimento. A promoção “deverá ser utilizada no período máximo de 3 meses a partir do momento em que foi recebida”, esclarece ainda o site do projeto.

Mais armazenamento na Dropbox? Convide os amigos

Se pretende expandir o limite de armazenamento da sua conta na Dropbox sem ter de gastar dinheiro, convencer algum dos seus conhecidos a aderir e a instalar a referida aplicação pode ser a solução perfeita.

Nas contas com menor capacidade de armazenamento, as Dropbox Basic, é possível expandir o limite em 500 megabytes por angariação, podendo ganhar-se até 16 gigabytes. Nas contas mais avançadas, como as Dropbox Plus e as Dropbox Professional, recebe-se um gigabyte de espaço por cada novo utilizador angariado, até um limite máximo de 32 gigabytes.

Amigos “valem euros” também nos produtos de saúde

A fatura dos seus suplementos, produtos de nutrição ou outros produtos de saúde pode também tirar benefícios da sua rede de amizades. A MyFarma.Pt está a oferecer um crédito de 50 pontos por cada amigo ou familiar convidado que acabe por se registar no site da marca e fazer uma encomenda de valor superior a 15 euros, os quais receberão também um crédito do mesmo valor a ser descontado automaticamente nessa primeira compra.

Esta loja online, que se dedica precisamente à venda desse tipo de produtos no âmbito da saúde, indica ainda, através do seu site, que não existe um limite para o número de convites que pode resultar em benefícios para os angariadores de novos clientes.

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