João Machado é o novo presidente do conselho de administração da Fundação Ageas

Com formação de base em gestão, João Machado tem um percurso profissional ligado à sustentabilidade e ao empreendedorismo. Nos últimos quatro anos, o gestor esteve na Portugal Inovação Social.

João Machado é o novo presidente do conselho de administração da Fundação Ageas.

João Machado é o novo presidente do conselho de administração da Fundação Ageas, organização corporativa de solidariedade social do Grupo Ageas Portugal, que tem por missão apoiar a comunidade, promovendo o voluntariado corporativo e a solidariedade social, bem como desenvolvendo programas com impacto social.

“Até fevereiro de 2020 era palpável um clima de otimismo, inovação e colaboração na economia social e de impacto em Portugal. Inúmeras entidades dos setores social, privado, público e académico trabalhavam em conjunto a um ritmo sem precedentes, no sentido de criar parcerias para o desenvolvimento de iniciativas e soluções que contribuíssem para uma melhor e mais rápida resolução de problemas sociais e ambientais”, começa por dizer João Machado, em comunicado, acrescentando que, no entanto, em março de 2020, com a pandemia mundial, o mundo mudou.

“A situação de pandemia afetou severamente as populações nacionais, levando à rutura económica e ao exacerbar dos problemas sociais para níveis preocupantes e desestabilizadores do equilíbrio da sociedade civil. É neste contexto que o papel da Fundação Ageas assume uma relevância redobrada. Hoje é ainda mais necessário aprofundar a relação da fundação com a sociedade civil, com comunidade de entidades da economia social e de empreendedores sociais, mas também com outros investidores sociais, investidores de impacto e restantes organizações que indiretamente contribuem para o desenvolvimento do terceiro setor.

A criação de sinergias e de economias de escala é, para o novo presidente do conselho de administração da Fundação Ageas, essencial. “É com foco no impacto social e na inovação dos métodos de apoio financeiro/não financeiro, mas também com entusiasmo e sentido de missão, que assumo a tarefa de dar início a uma nova era na fundação”, remata.

João Machado é formado em gestão e tem um percurso profissional ligado à sustentabilidade e ao empreendedorismo, tendo passado por três consultoras, participado na elaboração de diversos planos de negócio para startups e scaleups. Nos últimos quatro anos, o gestor trabalhou na Portugal Inovação Social, onde assumiu a responsabilidade pelo desenho, implementação e gestão do fundo para a inovação social, o primeiro fundo público de investimento de impacto em Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

João Machado é o novo presidente do conselho de administração da Fundação Ageas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião