Nas notícias lá fora: China, baterias e Brexit

A China estabeleceu uma meta de crescimento económico superior a 6%. Pela União Europeia, vão avançar procedimentos legais contra o Reino Unido por atrasos na implementação do acordo do Brexit.

Numa altura de recuperação depois da pandemia, a China estabeleceu uma meta de crescimento económico superior a 6%. Já pela União Europeia, há tensões com o Reino Unido devido a um atraso na implementação de uma parte do acordo do Brexit. Nas notícias internacionais, a mobilidade está também em destaque. Por Espanha, vai avançar a primeira fábrica de baterias, enquanto a Honda avança com a comercialização do veículo mais autónomo do mundo. Veja estas e outras notícias que marcam a atualidade internacional.

Cinco Días

Governo, Seat e Iberdrola vão instalar primeira fábrica de baterias em Espanha

O Governo espanhol vai criar um consórcio público-privado em conjunto com a Seat-Volkswagen e a Iberdrola para a instalação da primeira fábrica de baterias para automóveis elétricos em Espanha. O projeto, que dependerá em grande medida de fundos europeus, desencadeia condições para que “existam em Espanha as infraestruturas, instalações e mecanismos necessários para o fabrico independente e competitivo de um veículo elétrico conectado completo”, sublinhou a ministra da Indústria, Comercio e Turismo.

Leia a notícia completa no Cinco Días (acesso livre, conteúdo em espanhol)

The New York Times

China fixa meta de crescimento económico acima dos 6% e quer autonomia tecnológica

A China estabeleceu como meta para 2021 um crescimento económico “acima dos 6%” e planos para tornar o país tecnologicamente autónomo, quando Washington tenta conter as ambições chinesas de produzir com alto valor acrescentado. O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, no discurso inaugural da sessão plenária anual da Assembleia Nacional Popular (ANP), o órgão máximo legislativo da China, prometeu “trabalhar mais rápido” para aumentar a capacidade científica e tecnológica “estratégica” da China. O país foi a única grande economia que cresceu, no ano passado, ao expandir 2,3%. Pequim quer tornar a China competitiva no setor tecnológico e promover um crescimento autossustentável, com base no consumo interno, em detrimento das exportações e investimento público.

Leia a notícia completa no The New York Times (acesso livre, conteúdo em inglês)

The Guardian

Brexit: UE vai avançar com procedimentos legais contra o Reino Unido “muito em breve”

Bruxelas avisou que vai avançar com ação legal “muito em breve”, depois de o Reino Unido atrasar unilateralmente a implementação de parte do acordo do Brexit relativo à Irlanda do Norte. O ministro britânico David Frost explicou que estavam a estender uma série de “períodos de carência” para facilitar o comércio entre a Irlanda do Norte e a Grã-Bretanha, enquanto os acordos permanentes são acertados, o que levou a União Europeia a acusar o país de retroceder nas obrigações do tratado no acordo do Brexit.

Leia a notícia completa noThe Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês)

Bloomberg

UBS paga ao novo CEO 4,5 milhões de dólares nos primeiros quatro meses

O novo CEO da UBS, Ralph Hamers, ganhou 4,5 milhões de dólares durante os primeiros quatro meses no cargo, o que é superior ao que o gestor ganhava anualmente na liderança do ING. Para além do salário fixo de 1,21 milhões de francos (cerca de um milhão de dólares), Ralph Hamers recebeu também um bónus de três milhões de francos (3,2 milhões de dólares), para o recompensar pelos primeiros meses em funções.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

Les Echos

Honda lança carro mais autónomo do mundo

A Honda vai começar a comercializar os primeiros carros autónomos de “nível 3” do mundo. A maioria das gigantes do setor já oferecem carros com “nível 2” de autonomia para o público em geral, nos quais o veículo pode travar e acelerar sozinho, bem como controlar parcialmente o volante, mas a fabricante japonesa avançou agora com a venda, exclusivamente no Japão e ao preço de 11 milhões de ienes (85.000 euros), o Legend Hybrid EX, que é capaz de assumir, sem humanos, todas as funções básicas de direção num determinado ambiente em baixa velocidade.

Leia a notícia completa no Les Echos (acesso condicionado, conteúdo em francês)

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