Sacyr ganha modernização da ligação ferroviária entre Sines e a linha do Sul

A Sacyr Somague e Sacyr Neopul serão responsáveis pela modernização da ligação ferroviária entre Sines e a linha do Sul, pelo valor de 28,5 milhões de euros.

A Sacyr Somague e Sacyr Neopul ganharam a adjudicação da empreitada geral de modernização da ligação ferroviária entre Sines e a Linha do Sul, numa extensão total de 37,4 quilómetros, pelo valor de 28,5 milhões de euros.

A empreitada tem um prazo de execução de 720 dias e inclui os trabalhos de modernização da superestrutura de via existente na Linha de Sines, com destaque para a aplicação de travessas de betão polivalentes, habilitando a futura migração da bitola ibérica para a bitola europeia, e de saneamento e estabilização da plataforma da via, garantido a capacidade de carga máxima para a Linha de Sines e incrementando a futura disponibilidade da infraestrutura.

Esta empreitada é mais um sinal da capacidade da Sacyr Somague e da Sacyr Neopul no setor ferroviário, no qual dispõem de uma experiência única em Portugal. Como já afirmámos, estamos preparados para contribuir para a modernização e desenvolvimento do plano ferroviário nacional”, comenta Eduardo Campos, CEO do Grupo Sacyr Somague, citado em comunicado.

Esta empreitada geral de modernização da ligação ferroviária entre o Porto de Sines e a Linha do Sul pretende eliminar constrangimentos de capacidade e potenciar as condições de exploração, num contexto de melhoria das condições de segurança e viabilidade do sistema ferroviário.

Nesta empreitada está prevista a construção de uma nova Estação Técnica e adaptação da estação de São Bartolomeu da Serra, de modo a permitir a circulação e cruzamento de comboios de mercadorias com 750 metros de comprimento.

A empreitada agora adjudicada junta-se, assim, a outras empreitadas atualmente em curso também a cargo das empresas, como a empreitada geral de construção civil do subtroço Alandroal – linha do leste, na linha de Évora, os trabalhos de reparação e conservação na Ponte 25 de Abril, a Eletrificação da Linha do Minho entre Viana do Castelo e Valença – Fronteira, a manutenção das instalações de Via e Catenária afetas ao Centro Operacional de Manutenção Sul (COMS), numa extensão total aproximada de 880 km e, adjudicada recentemente, a modernização da linha da Beira Alta, troço Santa Comba Dão – Mangualde.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sacyr ganha modernização da ligação ferroviária entre Sines e a linha do Sul

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião