Wall Street sem rumo entre a banca e o otimismo na economia

O Dow Jones fechou em terreno positivo enquanto o S&P 500 e o Nasdaq desvalorizaram. Um problema na banca afetou todo o setor, mas o otimismo com a economia continua a marcar passo em Wall Street.

Os principais índices norte-americanos fecharam mistos na sessão desta segunda-feira com dois efeitos contrários a entrar em jogo: por um lado, o setor da banca foi afetado por problemas numa gestora de património familiar; por outro lado, os investidores continuam otimistas quanto à evolução da economia nos próximos meses.

O Dow Jones subiu 0,3% para os 33.171,37 pontos. Já o Nasdaq cedeu 0,6% para os 13.059,65 pontos — caminhando para o primeiro mês de perdas em cinco meses — e o S&P 500 desvalorizou 0,09% para os 3.971,09 pontos, afetado principalmente pelas quedas generalizadas no setor da banca.

Os problemas da gestora de patrimónios familiares Archegos Capital Management começaram na semana passada quando a queda de ações do setor dos media a deixaram em dificuldades. Os bancos, que emprestam dinheiro à Archegos para investir na bolsa (alavancagem), exigiram um reforço do colateral e, como a gestora não conseguiu fazê-lo, estes começaram a liquidar as suas posições acionistas. No total, foram vendidas ações que valiam mais de 20 mil milhões de euros. As perdas registadas pela liquidação dessas posições poderão vir a afetar vários bancos de investimento em todo o mundo, incluindo os norte-americanos.

Os analistas citados pela Reuters referem que ainda há incerteza sobre que bancos norte-americanos foram afetados por este problema pelo que o impacto foi transversal a todo o setor durante a sessão.

Porém, o otimismo sobre a aceleração da vacinação — Joe Biden definiu como novo objetivo vacinar 200 milhões de norte-americanos nos primeiros 100 dias da sua presidência — e o pacote de estímulos de 1,9 biliões de euros continua a dar gás aos ativos de maior risco como é o caso das ações. Além disso, as estimativas para a próxima época de resultados estão a revelar-se positivas.

Nota ainda para as ações da Boeing que subiram após a fabricante de aviões ter alcançado um acordo com a low cost Southwest Airlines para adquirir uma variante do avião 737 MAX, o qual esteve proibido de voar durante algum tempo após dois acidentes.

Esta semana, que é mais curta por causa da Páscoa (sexta-feira não há negociação), também terá uma volatilidade acrescida pelo reequilíbrio das posições de fundos de pensões e outros investidores de dimensão significativa uma vez que termina o primeiro trimestre.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street sem rumo entre a banca e o otimismo na economia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião