Elon Musk cria SXPT em Portugal para fornecer internet via satélite

  • Lusa
  • 6 Abril 2021

A SpaceX, do presidente da Tesla, criou em Portugal a SXPT para oferecer internet via satélite. Serviço arranca até ao final de junho e faz mira a 16 mil clientes até ao fim do ano.

A SpaceX, do presidente da Tesla Elon Musk, criou a empresa Space Exploration Technologies Portugal – SXPT para fornecer internet via satélite no mercado português até final de junho, de acordo com o regulador Anacom.

A empresa terá capacidade para fornecer acesso à internet a 50 mil utilizadores em Portugal e prevê atingir 16 mil até final do ano.

Em comunicado divulgado no seu site, a Anacom adianta que se realizou, a 4 de março, uma reunião por videoconferência entre o presidente do regulador, João Cadete de Matos, e o diretor de global satellite government affairs da SpaceX, Matt Botwin, “na qual foram tratadas matérias relacionadas com o desenvolvimento da constelação de satélites Starlink para fornecimento de acesso à internet”.

De acordo com a Anacom, nessa reunião “foi transmitido ter sido recentemente completada a cobertura de todo o território nacional pela rede de satélites já colocados em órbita pela SpaceX e que pretendem dar início, até ao final do mês de junho, à comercialização em Portugal dos seus serviços de acesso à Internet de banda larga avia satélite”.

A SpaceX criou “no nosso país a empresa Space Exploration Technologies Portugal – SXPT”, tendo informado que “terá capacidade para fornecer o acesso à internet a 50 mil utilizadores em Portugal, prevendo atingir os 16 mil utilizadores até ao final de 2021”, acrescenta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Elon Musk cria SXPT em Portugal para fornecer internet via satélite

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião