Empresa portuguesa vai participar em projeto internacional para desenvolver vacina contra a Covid

Empresa portuguesa 4TE anunciou que vai participar num projeto internacional para desenvolver uma vacina contra a Covid-19.

Com as entregas das vacinas contra a Covid-19 em atraso, a empresa portuguesa 4TE anunciou esta terça-feira que vai participar num projeto internacional para desenvolver uma vacina para a Covid-19.

“Estamos gratos por termos a oportunidade de tomar parte neste projeto internacional. Uma vacina que protege contra a Covid-19 vai ajudar a comunidade mundial a sentir-se segura outra vez e vai apoiar o sistema de saúde mundial”, explica Marcos Domingues, CEO da 4TE, citado em comunicado.

Para o CEO desta PME portuguesa, fundada em 2014, é “uma grande satisfação a 4TE ser escolhida para integrar um projeto de relevo mundial graças ao background científico, à experiência e ao know-how da indústria farmacêutica”.

A 4TE desenvolverá um mapa do processo com foco na gestão do ciclo de vida e gestão do risco de qualidade e irá caracterizar o perfil do produto alvo de qualidade por meio da determinação de atributos críticos de qualidade (CQAs), parâmetros críticos de processo (CPPs) e atributos críticos de materiais (CMAs), entre outros.

Paralelamente a empresa portuguesa irá definir um conjunto de testes de processo e formulação para produzir lotes para testes pré-clínicos e ensaios clínicos de fase I e vai definir os parâmetros relevantes de qualidade exigidos para a submissão regulamentar.

No que respeita ao processo de escala piloto, a PME irá definir os métodos analíticos, bem como preparar toda a documentação e lógica de caracterização de processo e produto e por fim irá desenvolve a estratégia de submissão mais adequada para a autorização do ensaio clínico. Isso incluirá o apoio à elaboração da documentação.

A empresa portuguesa disse ao ECO que não revela com que laboratórios vai trabalhar, por “uma questão de contrato de confidencialidade”, no entanto esclareceu que “o projeto vai focar-se no desenvolvimento de uma vacina desde os estágios iniciais de investigação até à fase de ensaios clínicos”.

(Notícia atualizada dia 8 de abril com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresa portuguesa vai participar em projeto internacional para desenvolver vacina contra a Covid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião