Mais de um milhão de declarações de IRS entregues em menos de uma semana

Em menos de uma semana foram já submetidas mais de um milhão de declarações de rendimentos à Autoridade Tributária. No total, deverão chegar quase seis milhões até ao final da campanha de IRS.

Os portugueses já entregaram mais de um milhão de declarações de IRS à Autoridade Tributária em menos de uma semana, mantendo o ritmo que tinha sido registado no ano passado.

Os dados que constam no site do fisco apontam para 1.071.266 declarações submetidas até esta terça-feira, 6 de abril. Mais tarde, às 14h50, o Ministério das Finanças disse ao ECO que havia 1.099.300 declarações submetidas. A campanha do IRS arrancou oficialmente a 1 de abril, mas, tal como em anos anteriores, já foi possível simular e entregar no dia 31 de março.

Logo no primeiro dia oficial da entrega da declaração de IRS, mais de 565 mil declarações tinham sido entregues. Este foi o segundo ano consecutivo em que mais de meio milhão de pessoas procede à entrega da declaração do IRS no primeiro dia do prazo numa altura em que os portugueses ainda têm limitações à circulação.

Em poucos dias, até esta manhã de dia 6 de abril, foram já submetidas quase um sexto das declarações de rendimentos que deverão chegar, este ano, à Autoridade Tributária, num total de quase seis milhões de declarações, tendo em conta o número do ano passado. Os contribuintes têm até ao final de junho para o fazer, mas muitos procuram acelerar este processo, obtendo mais rapidamente o reembolso, caso exista lugar a tal.

No ano passado o Governo não se comprometeu com prazos para efetuar o reembolso, num período marcado pela elevada incerteza e adaptação à nova realidade da pandemia. Um ano depois, ainda com o vírus a circular, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais já disse que está confiante de que será possível regressar aos prazos anteriores que estavam à volta dos 11 dias. António Mendonça Mendes prometeu um regresso ao “padrão de rapidez e de segurança” que se verificava antes de 2020.

A entrega da declaração de IRS em 2021, referente aos rendimentos auferidos em 2020, é feita exclusivamente através do Portal das Finanças, sendo que os contribuintes podem recorrer à linha de apoio da AT através do 217 206 707. Cerca de dois terços dos contribuintes beneficiam do IRS Automático, se preferirem, o que facilita o preenchimento da declaração.

(Notícia atualizada às 15h35 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais de um milhão de declarações de IRS entregues em menos de uma semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião