Bloco pergunta a Cavaco “se, quando e quanto” recebeu em donativos de membros do BES ou GES

  • ECO
  • 7 Abril 2021

"Quem foram os financiadores, qual a data e o montante dos respetivos donativos?”, questiona o Bloco ao ex-Presidente da República no âmbito da comissão de inquérito ao Novo Banco.

O Bloco de Esquerda quer saber se Cavaco Silva recebeu donativos de membros do BES e GES na campanha presidencial de 2011. “Quem foram os financiadores, qual a data e o montante dos respetivos donativos?”, questionam os bloquistas no conjunto de perguntas que vai enviar ao ex-Presidente da República no âmbito da comissão de inquérito ao Novo Banco.

De acordo com a acusação do Departamento Central de Investigação e Ação Penal no caso BES, concluída no verão passado, Cavaco Silva aceitou donativos no total de 253 mil euros de Ricardo Salgado e outros administradores do banco e do grupo, com cheques datados entre novembro e dezembro de 2010. Cavaco viria a ser reeleito para cumprir mandato entre 2011 e 2016.

O Bloco vai entregar um conjunto de seis perguntas para o ex-Presidente da República depor por escrito na comissão de inquérito que visa apurar as perdas do Novo Banco imputadas ao Fundo de Resolução.

Além da questão dos donativos da campanha presidencial, os bloquistas também questionam Cavaco Silva sobre a garantia pública de Angola de 5,7 mil milhões de dólares que cobria um conjunto de créditos problemáticos do BES Angola e que foi retirada após a resolução. “Procurou ou manteve algum tipo de contacto com instituições angolanas sobre a situação do BESA ou da garantia soberana sobre uma carteira de créditos daquele banco?”, pergunta o Bloco.

Outra questão: “Em que se baseou para declarar, uma semana antes da apresentação dos prejuízos do BES no primeiro semestre de 2014, que ‘pela informação que tenho, o Banco de Portugal tem vindo a atuar muito bem para preservar a estabilidade e solidez do nosso sistema bancário’?”

O Bloco também questiona se, enquanto Presidente da República, realizou audições com Ricardo Salgado ou outros membros da administração do BES e do GES e se manteve contactos formais ou informais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bloco pergunta a Cavaco “se, quando e quanto” recebeu em donativos de membros do BES ou GES

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião