Polopique vai fiar algodão reciclado em Portugal
A têxtil firmou um contrato com player internacional para fiar algodão reciclado em Portugal. A nova fiação vai implicar mais recursos humanos e investimentos em maquinaria entre os 3 e 10 milhões.
O grupo têxtil Polopique vai lançar-se num novo desafio com foco na economia circular. O grupo liderado por Luís Guimarães, que emprega mil pessoas, vai apostar na fiação de algodão 100% reciclado em Portugal.
“O algodão está a ser reciclado em Espanha através de um grupo espanhol e americano e a Polopique foi a empresa escolhida para fiar esse algodão em Portugal. Somos a única empresa a nível nacional a fiar o produto desse mesmo grupo. O algodão reciclado vem para a nossa fiação para ser fiado pela Polopique. Já arrancámos com o processo em março, adianta ao ECO o presidente da Polopique, Luís Guimarães.
O líder do grupo conta que o algodão reciclado vai ser misturado com algodão orgânico e com outras fibras como viscose, poliéster, entre outras. O gestor conta que no mundo inteiro só se produz 1% de algodão orgânico. Para Luís Guimarães a fiação do algodão reciclado é um passo estratégico do grupo no que respeita à economia circular e à sustentabilidade. A Polopique vai ficar com parte desse algodão reciclado.
Esta nova fiação vai implicar investimentos em maquinaria e mais recursos humanos. O líder da empresa adianta que numa primeira fase o investimento ronda entre três e quatro milhões de euros e numa segunda fase poderá chegar aos dez milhões.
A Polopique, empresa conhecida por ser um dos principais fornecedores do grupo Inditex, registou uma quebra no volume de negócios de 15% devido à pandemia, sendo que o volume de negócios rondou os 90 milhões de euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Polopique vai fiar algodão reciclado em Portugal
{{ noCommentsLabel }}