Marcelo quer ouvir as quatro empresas-unicórnio portuguesas

  • ECO
  • 11 Maio 2021

Segundo o Jornal de Notícias, outras duas startups de sucesso (Defined Crowd e Unbabel) também estão a ser consultadas por Marcelo Rebelo de Sousa, com as audiências a terminarem no final deste mês.

O Presidente da República quer receber as quatro empresas nacionais que valem mais de mil milhões de euros em Belém, com o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) a poder servir de mote para uma mudança de paradigma no plano empresarial nacional. De acordo com o Jornal de Notícias (acesso pago), o objetivo de Marcelo Rebelo de Sousa é ouvir personalidades com visões “mais disruptivas”.

Os CEO destas quatro empresas-unicórnio (Farfetch, OutSystems, Talkdesk e Feedzai) têm elogiado o dos Estados Unidos, ao mesmo tempo que lamentam o ambiente empresarial pouco competitivo existente em Portugal. Atribuem também um grande valor à tecnologia, ao conhecimento e ao mercado livre.

O CEO da Farfetch, José Neves, em entrevista dada à TVI em 2020, afirmou ser preciso melhorar as “competências digitais” dos cidadãos, de forma a reduzir o desemprego. Já Paulo Rosado, CEO da OutSystems, defendeu na RTP que os despedimentos deveriam ser facilitados para que as empresas “possam emagrecer e aumentar de uma maneira muito mais flexível”. Por outro lado, Tiago Paiva, da Talkdesk, disse à Exame que as empresas nacionais são pequenas e “muito focadas no país”. Outras duas startups de sucesso (Defined Crowd e Unbabel) estão igualmente a ser agora consultadas por Marcelo Rebelo de Sousa, com as audiências a terminarem no final deste mês.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo quer ouvir as quatro empresas-unicórnio portuguesas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião