5 coisas que vão marcar o dia

António Costa vai ao Parlamento depois de ter visitado Odemira. Há ainda uma emissão de obrigações do Tesouro e estatísticas do emprego.

Portugal regressa esta quarta-feira ao mercado de dívida, no mesmo dia em que são conhecidos dados do emprego e da evolução orçamental das Administrações Públicas. No Parlamento, há audição ao presidente do Tribunal de Contas sobre o Novo Banco e debate com o primeiro-ministro António Costa.

Portugal emite dívida a 10 e 14 anos

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP vai voltar ao mercado para se financiar. Agendou um leilão duplo de dívida de longo prazo, com emissões a 10 e a 14 anos que serão realizadas esta quarta-feira, pretende obter entre 1.000 milhões e 1.250 milhões de euros. As obrigações do Tesouro atingem a maturidade em 17 de outubro de 2031 e 12 de outubro de 2035.

Desemprego em mínimos de maio de 2020

Em termos de dados económicos, o foco vai estar nas estatísticas do emprego no primeiro trimestre do ano, que serão divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), depois de a taxa de desemprego ter recuado em março para 6,5%, menos 0,3 pontos percentuais do que no mês anterior e no valor mais baixo desde maio de 2020. Há ainda o índice de preços no consumidor em Portugal referente a abril, bem como a produção industrial e o excesso de mortalidade, ambos na Zona Euro.

Evolução orçamental das Administrações Públicas

O Conselho de Finanças Públicas (CFP) divulga esta quarta-feira um relatório sobre a evolução orçamental das Administrações Públicas em 2020. Devido a uma conjugação de quebra nas receitas com impostos e um aumento da despesa pública associada à pandemia, as administrações públicas tiveram um défice orçamental de 5,7% do PIB no ano passado, em vez de 7,3% do PIB que o Governo estimava no OE2021.

TdC fala sobre financiamento público ao Novo Banco

A ​Comissão de Orçamento e Finanças recebe, em audição parlamentar, o presidente do Tribunal de Contas, ​Juiz Conselheiro José Tavares. O principal tema será o Relatório da Auditoria relativo ao financiamento público do Novo Banco, no qual o organismo critica a forma como têm sido feitas as injeções de capital pelo Fundo de Resolução, colocando também na mira o Banco de Portugal e vários Governos.

António Costa vai ao Parlamento

No Parlamento haverá ainda, a partir das 14h30, um debate com o primeiro-ministro António Costa, seguido de debate preparatório do Conselho Europeu. O debate parlamentar acontece após o chefe do Governo se ter deslocado a Odemira, um tema que deverá ser incontornável, tal como a evolução da pandemia e da vacinação. Novo Banco e TAP poderão também ser chamados à conversa pelos deputados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião