5 coisas que vão marcar o dia

Na Assembleia da República vai ter lugar uma sessão plenária sobre o tema "Defesa dos direitos dos trabalhadores". Já o Banco de Portugal vai divulgar dados sobre a balança de pagamentos.

Esta quarta-feira, Portugal vai voltar a emitir Bilhetes do Tesouro, depois de se terem atingido os juros mais baixos já alcançados na última edição, que decorreu a 21 de abril. Já o Instituto Nacional de Estatística irá mostrar como evoluíram as taxas de juro no crédito à habitação em abril. Finalmente, será a vez de António Ramalho, presidente executivo do Novo Banco, ser ouvido na comissão de inquérito ao Novo Banco.

Leilões de Bilhetes do Tesouro esta quarta-feira

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública anunciou que vão decorrer esta quarta-feira, pelas 10h30, dois leilões das linhas de Bilhetes do Tesouro com maturidades em 19 de novembro deste ano e em 20 de maio de 2022. O montante indicativo global destes leilões encontra-se entre os 1.500 milhões e os 1.750 milhões de euros. A 21 de abril, Portugal tinha recorrido ao mercado de dívida para uma emissão dupla de Bilhetes do Tesouro a três e 11 meses, tendo conseguido os juros mais baixos de sempre em ambas as maturidades.

É dia de debate no Parlamento

Pelas 15h, terá início mais uma sessão de debate na Assembleia da República com a participação do Governo. A sessão plenária foi requerida pelo PCP, versando sobre o tema “Defesa dos direitos dos trabalhadores”. O debate terá a duração prevista de cerca de 142 minutos e terá início com uma intervenção de 10 minutos do PCP, a que se seguirá uma participação, de duração semelhante, da parte do Executivo.

Continuam as audições no inquérito ao Novo Banco

Esta quarta-feira será a vez de António Ramalho, presidente executivo do Novo Banco, ser ouvido na comissão de inquérito a esta instituição bancária, pelas 9h30. Numa semana que é especialmente dedicada à audição de vários responsáveis do setor, foram já ouvidos Carlos Costa, ex-governador do Banco de Portugal (BdP), Luís Máximo dos Santos, presidente do Fundo de Resolução e vice-governador do BdP, bem como Mário Centeno, atual governador do BdP e ministro das Finanças da altura.

Evolução das taxas de juro no crédito à habitação

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai revelar como evoluíram as taxas de juro do crédito à habitação em abril. No mês anterior, os juros implícitos do crédito da casa caíram novamente, atingindo um novo mínimo histórico. A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos tinha-se fixado nos 0,841% no terceiro mês do ano. Já os contratos celebrados nos últimos três meses tinham visto a taxa de juro associada a ficar-se pelos 0,705% em março.

Banco de Portugal divulga dados da balança de pagamentos

Já o Banco de Portugal vai divulgar dados sobre a balança de pagamentos relativos ao mês de março de 2021. A última atualização realizada pelo regulador mostrou que a balança corrente e de capital de Portugal fixou-se nos 169 milhões de euros até fevereiro, o que compara com 155 milhões de euros no período homólogo. Para além disso, serão também conhecidos dados sobre o investimento direto nesse mês, bem como no primeiro trimestre do ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião