Santander Totta volta atrás e não paga dividendo à casa-mãe em Espanha

Banco liderado por Pedro Castro e Almeida tencionava distribuir parte dos lucros de 295,6 milhões de euros em 2020 pelo acionista. Mas voltou atrás com a intenção seguindo recomendação do BCE.

O Santander Totta registou lucros de 295,6 milhões de euros no ano passado e tencionava distribuir parte deste resultado pela casa-mãe. Contudo, o banco liderado por Pedro Castro e Almeida voltou atrás com essa intenção, seguindo a recomendação do Banco Central Europeu (BCE).

“Foi aprovada a não distribuição de dividendos correspondentes ao exercício de 2020, de acordo com os termos previstos na recomendação do BCE de 15 de dezembro de 2020”, anunciou o banco em comunicado sobre a assembleia geral que teve lugar nesta terça-feira.

A 5 de março, a instituição tinha adiantado ao ECO que a intenção era pagar dividendos ao acionista “de acordo com os limites definidos pelos reguladores”. No final do ano passado, o BCE abriu a porta aos dividendos, mas com condições: os bancos não podem ir além dos 15% dos lucros e desde que não excedessem os 20 pontos base do rácio CET1.

Sem qualquer dividendo, a assembleia geral do banco votou a favor da aplicação dos resultados de 275 milhões de euros da seguinte forma: transferir 27,5 milhões para reservas legais e 247,67 milhões para resultados transitados.

Na banca portuguesa, a Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai levar à assembleia geral uma proposta para distribuir cerca de 85 milhões de euros em dividendos ao Estado, enquanto o BPI vai distribuir 13 milhões ao CaixaBank em outubro. O BCP congelou o dividendo, mas admite rever a posição em setembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Santander Totta volta atrás e não paga dividendo à casa-mãe em Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião