Governo avança com requisição civil para travar greve do SEF

António Costa diz que Portugal não pode ficar sem segurança interna nesta altura de pandemia. Eduardo Cabrita caracterizou a greve como "inaceitável e irresponsável".

O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, a requisição civil do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) nos aeroportos, assegurou o primeiro-ministro, António Costa. A mesma informação tinha sido revelada antes, no Parlamento, pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. O Governo impede, assim, a greve de duas semanas que iria ocorrer.

A greve do SEF foi convocada de 1 a 15 de junho contra a intenção do Governo “de extinguir o SEF”. Com a greve marcada, a requisição civil foi pedida pelo Governo Regional da Madeira e por vários autarcas de áreas turísticas “como preocupação de segurança nacional”, segundo esclareceu Eduardo Cabrita na Assembleia da República.

António Costa mostrou-se contra a greve, esta quinta-feira, na sede do PS em resposta aos jornalistas, afirmando que “o país não pode ter em causa a sua segurança interna ameaçada por não haver controlo nas fronteiras, sobretudo neste momento” de pandemia, quando é necessário “controlo acrescido à verificação da testagem, da origem, da necessidade de cumprimento das quarentenas”.

“O SEF tem de estar 24 horas por dia e 365 dias por ano em estado de prontidão para cumprir a sua missão, como está qualquer força ou serviço de segurança. Portanto, por essas razões, a requisição foi determinada”, acrescentou o líder do Governo.

Também Eduardo Cabrita se mostrou contra a greve ao dizer no Parlamento que era “inaceitável e irresponsável”. Tal como o primeiro-ministro, o ministro da Administração Interna diz que é “inadmissível num quadro de uma situação de calamidade em que cabe também ao SEF verificar as condições de segurança sanitária, designadamente se os cidadãos que chegam a Portugal têm ou não os testes de diagnósticos de Covid-19”.

Por isso, continuou, “a reforma que queremos fazer [ao SEF] é hoje ainda mais necessária do que quando foi apresentada aos portugueses”.

(Notícia atualizada às 17h09)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo avança com requisição civil para travar greve do SEF

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião