PBS e Natixis criam formação para combater escassez de talento na área financeira e da banca

O objetivo do "Capital Markets Quantitative Approach", que arranca a 13 de setembro, é responder à escassez de profissionais com formação na área financeira e da banca em Portugal.

A Porto Business School (PBS) e a Natixis juntaram-se para desenvolver um programa para executivos que tem pretende formar profissionais na área da análise de risco e da banca. O objetivo do “Capital Markets Quantitative Approach”, é responder à escassez de profissionais com formação nestas áreas em Portugal.

O programa destina-se a profissionais com experiência anterior em finanças ou modelos quantitativos que desejem aprofundar as suas competências técnicas na área de mercados de capitais, com vista à progressão de carreira, especialização ou procura de um novo desafio profissional.

Trata-se de uma “formação personalizada e colaborativa, com uma abordagem muito prática e flexível, lecionada por docentes especialistas com experiência internacional e reconhecimento no mercado”, explica a PBS em comunicado.

Para Cláudia Ribeiro, diretora do programa na Porto Business School, explica que a associação à Natixis, uma referência na banca de investimento internacional, contribuiu para o desenvolvimento de um programa “mais inovador, com conteúdos e ferramentas muito específicas, alinhadas com as necessidades identificadas pelas empresas, no setor, garantindo o reskilling/upskilling dos participantes, e contribuindo assim para uma maior empregabilidade“.

Já Maurício Marques, responsável de recursos humanos da Natixis em Portugal, afirma que esta iniciativa está perfeitamente enquadrada no investimento que a empresa tem vindo a realizar no talento do país. “O mercado tem uma grande escassez de profissionais com know-how e experiência em funções muito especializadas da área da banca, imprescindíveis ao nosso projeto, que continua a crescer”, refere.

"O mercado tem uma grande escassez de profissionais com know-how e experiência em funções muito especializadas da área da banca, imprescindíveis ao nosso projeto, que continua a crescer.”

Maurício Marques

Responsável de recursos humanos da Natixis em Portugal

A formação, que tem data de início prevista para 13 de setembro, está estruturada em oito módulos, que abordam desde métodos quantitativos em finanças a análise dos mercados financeiros e análise de risco, e irá ainda incluir um workshop apresentado pelos colaboradores da Natixis com exemplos e atividades ilustrativas.

O programa é lecionado em inglês, três dias por semana, na PBS, com regime presencial e pós-laboral. O valor do “Capital Markets Quantitative Approach” é de 4.100 euros, até ao dia 13 de agosto (early bird fee). Os interessados poderão obter mais informação através do site da Porto Business School.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PBS e Natixis criam formação para combater escassez de talento na área financeira e da banca

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião