Hoje nas notícias: Vacinação, bazuca europeia e Montepio
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
O dia começa com a notícia de que há 236 “Casas Abertas” para vacinação em todo o país mas, em contrapartida, um milhão de portugueses não respondeu ao SMS da vacinação. Destaque ainda para a bazuca europeia, que o ministro dos Negócios Estrangeiros diz não ser direcionada apenas para o investimento público, e ainda para as eleições para a Mutualista Montepio, que deverão contar com quatro listas.
Um milhão de portugueses não respondeu ao SMS da vacinação
Os serviços de saúde enviaram quatro milhões de mensagens desde que começou a vacinação contra a Covid-19. Destas, apenas 74% tiveram aceitaram, o que significa que cerca de um milhão de pessoas não respondeu à SMS. Neste momento um terço da população já tem a vacinação completa com as duas doses (ou só uma no caso da Johnson), mas a ministra da Saúde Marta Temido já admitiu que a variante Delta obriga a rever a imunidade de grupo. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível)
Quase 7% dos trabalhadores já meteram baixa por Covid-19
Desde o início da pandemia, já quase 7% dos trabalhadores portugueses tiveram direito a um subsídio por estarem infetados com o novo coronavírus. De acordo com dados do Ministério do Trabalho, até 22 de junho “foram deferidos 509 mil subsídios por doença Covid-19” a um total de 310 mil pessoas, ou seja, 6,67% da população empregada em Portugal. Durante 28 dias é paga 100% da remuneração, descontando o período de isolamento profilático. Esta medida já custou 107 milhões de euros ao Estado. Leia a notícia completa no Público (acesso pago)
Há 236 Casas Abertas para vacinação no país
Foram criados 236 pontos de vacinação de norte a sul do país com a modalidade Casa Aberta. A iniciativa permite a utentes com 50 ou mais anos serem vacinados sem agendamento prévio. Para isso, basta dirigirem-se ao local a que corresponde o centro de saúde onde se está inscrito, de acordo com informação do Serviço Nacional de Saúde. A primeira e segunda dose devem ser administradas no mesmo local. Leia a notícia completa no Correio da Manhã
Bazuca: Governo “vai abrir concursos a que se candidatarão empresas privadas”
O ministro dos Negócios Estrangeiros rejeita a ideia de que a bazuca europeia vá ser apenas canalizada para investimento público. Como “o Estado não é dono das empresas”, diz Augusto Santos Silva, “o que vai acontecer é que [o Governo] vai abrir concurso a que se candidatarão empresas privadas que se encarregarão de, com os seus bens e os seus serviços, satisfazerem essa necessidade”. Quem “vai beneficiar são as empresas privadas”. Leia a entrevista completa no Diário de Notícias
Quatro listas nas eleições à Mutualista Montepio
As eleições para a Mutualista Montepio deverá contar com quatro listas, incluindo a do incumbente, liderada por Virgílio Lima. Além destes, o sufrágio (que deverá acontecer até ao final do ano) poderá contar com outras listas que contarão com nomes como o da ex-deputada bloquista Ana Drago, com o socialista Luís Patrão e ainda com Lacerda Machado. Estes são nomes de que se fala para reforçarem as listas opositoras. Leia a notícia completa no Observador (acesso pago)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Vacinação, bazuca europeia e Montepio
{{ noCommentsLabel }}