Benfica vai chumbar compra de 25% da SAD pelo investidor norte-americano John Textor

A direção do Benfica vai “chumbar liminarmente” a entrada do investir norte-americano John Textor no capital da SAD, apurou o ECO. Isto significa o fim do negócio feito com o "Rei dos frangos".

A direção do Benfica vai “chumbar liminarmente” a entrada do investir norte-americano John Textor no capital da SAD, apurou o ECO. O empresário José António dos Santos, arguido na operação “Cartão Vermelho”, tem “dois acordos para a venda” de 25% do capital da Benfica SAD ao investidor, mas a operação não vai merecer “luz verde” da atual direção do clube, que neste momento é liderada por Rui Costa.

O ECO apurou que o Benfica vai mandatar um administrador para que “chumbe liminarmente” a operação, se for convocada uma assembleia-geral para aprovar o negócio. E o clube tem essa capacidade, porque tem direito de veto.

Como o ECO já aqui explicou, os estatutos do Benfica dizem que a compra de ações representativas de mais de 2% do capital social da SAD “por uma entidade concorrente” terá de ser aprovada pelas ações da categoria A, que são detidas pelo clube e que representam 40% do capital.

Nos termos dos estatutos da SAD, são “entidade concorrentes” qualquer entidade que desenvolva a sua atividade “na participação em competições profissionais de futebol, na promoção e organização de espetáculos desportivos ou no fomento ou desenvolvimento, ainda que indiretamente, de atividades relacionadas com a prática desportiva profissionalizada da modalidade de futebol em Portugal ou no estrangeiro”.

Ora, John Textor é considerado “uma entidade concorrente”. O milionário norte-americano, segundo o site Mais Futebol, é sócio maioritário da Fubo TV, uma espécie de Netflix para transmitir eventos desportivos, como as ligas profissionais de futebol americano (NFL), basquetebol (NBA), basebol (MLB), hóquei no gelo (NHL) e futebol (MLS). É nesta base que a direção de Rui Costa vai chumbar a operação entre Textor e o “Rei dos frangos”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Benfica vai chumbar compra de 25% da SAD pelo investidor norte-americano John Textor

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião