Economia abranda na semana em que mais concelhos recuaram no desconfinamento

Na semana em que 44 concelhos recuaram no desconfinamento, o indicador diário de atividade económica (DEI) do Banco de Portugal voltou a recuar, sinalizando um abrandamento da economia em Portugal.

A atividade económica em Portugal já teve semanas melhores. Na que terminou a 18 de julho, o indicador diário de atividade económica (DEI) e a taxa bienal correspondente “diminuíram face à semana anterior”, mostram os dados publicados esta quinta-feira pelo Banco de Portugal (BdP), repetindo a tendência da semana anterior.

Evolução do DEI:

Fonte: Banco de Portugal

A recente evolução do DEI sugere que a atividade económica tem abrandado à medida que mais concelhos são adicionados à lista de “risco muito elevado”, sujeitos, por isso, a restrições mais apertadas. A 8 de julho, Porto, Gaia e 26 outros concelhos foram adicionados pelo Conselho de Ministros a esse escalão de risco, onde já se encontrava Lisboa. A 15 de julho, a lista voltou a engordar, com a adição de mais 44 concelhos, à medida que a situação pandémica continua a agravar-se no território nacional. Estão, atualmente, 47 municípios nessa lista.

O BdP incorpora no cálculo do DEI uma série de dados que refletem diversas componentes da economia, como o “tráfego rodoviário de veículos comerciais pesados nas autoestradas, consumo de eletricidade e de gás natural, carga e correio desembarcados nos aeroportos nacionais e compras efetuadas com cartões em Portugal por residentes e não residentes”. É um indicador de alta frequência, que mede o pulso à economia todos os dias, apesar de ser apenas divulgado à quinta-feira. Em contrapartida, o indicador mais comum, o Produto Interno Bruto (PIB), é apenas atualizado trimestralmente.

O DEI compara a atividade económica de um determinado dia com a do mesmo dia anterior (independentemente de serem dias da semana diferentes). Uma vez que, desde março, a comparação é feita com um período de 2020 em que a Covid-19 já estava disseminada em Portugal, o BdP passou a publicar também a taxa bienal, comparando não com 2020, mas com 2019, o último ano antes dos efeitos da pandemia. Ora, mesmo nessa comparação, a atividade económica recuou face à semana anterior.

Taxa bienal do DEI:

Fonte: Banco de Portugal

(Notícia atualizada pela última vez às 11h25)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Economia abranda na semana em que mais concelhos recuaram no desconfinamento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião