Portugal é o país da UE onde beber álcool diariamente é mais frequente

Segundo o Eurostat, Portugal é o país da União Europeia onde uma maior fatia da população bebe álcool diariamente. Contudo, não é dos países onde há mais episódios de consumo excessivo de álcool.

Em Portugal, um quinto da população (20,7%) consome álcool diariamente, a maior percentagem da União Europeia, de acordo com os dados divulgados esta sexta-feira, dia internacional da cerveja, pelo Eurostat. E também aqui há uma diferença significativa entre homens e mulheres. Porém, os portugueses não estão entre os europeus com mais episódios de consumo excessivo de álcool.

No que toca ao consumo diário, Portugal tem a liderança, seguido de outros dois países do Sul da Europa: Espanha (13%) e Itália (12,1%). Já a percentagem mais baixa regista-se na Letónia e Lituânia com cerca de 1% da população a beber álcool diariamente. A Croácia é o país com a maior percentagem da população (38,3%) que diz nunca ter consumido álcool ou que não consumiu nos últimos doze meses.

Os portugueses estão também no topo no que toca à diferença de género no consumo de álcool: 33,4% dos homens portugueses consomem álcool diariamente ao passo que nas mulheres a percentagem fica-se pelos 9,7%. Também nesta ótica Espanha surge em segundo lugar com 20,2% dos homens espanhóis a consumir álcool diariamente, em comparação com 6,1% das mulheres.

Contudo, no que toca ao consumo mensal não há divergências a nível europeu entre os sexos. Ainda assim, em todos os países europeus, há uma percentagem muito mais significativa de mulheres, do que homens, que nunca consumiram álcool ou que não o fizeram nos últimos 12 meses. A maior diferença regista-se no Chipre (12,8% dos homens vs. 44,2% das mulheres).

Apesar de ser dos países onde há um consumo mais frequente de álcool, Portugal está longe de ser o país onde há mais episódios de consumo excessivo, o que é definido pela ingestão do equivalente a mais de 60 gramas de etanol puro numa só ocasião. A Dinamarca lidera neste ranking com 38% dos adultos a admitir terem um episódio desses pelo menos uma vez por mês.

Em termos agregados da União Europeia, em 2019, os dados do Eurostat mostram que 8,4% bebia álcool diariamente, 28,8% semanalmente, 22,8% mensalmente e 26,2% nunca consumiram ou não tinham consumido nos últimos 12 meses. O consumo diário de álcool aumenta com a idade, apesar de na faixa etária mais elevada o consumo volte a reduzir-se.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal é o país da UE onde beber álcool diariamente é mais frequente

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião