Costa prepara OE 2022 com foco nos mais jovens

  • ECO
  • 6 Agosto 2021

O primeiro-ministro está a preparar o Orçamento com os seus ministros e a prioridade é nos mais jovens em início de carreira profissional.

António Costa está a preparar internamente o Orçamento do Estado para 2022 (OE 2022), um instrumento anticrise, social e de apoio aos mais jovens. Em declarações ao Expresso (acesso pago), o secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes, garante que o OE terá um “grande enfoque nos mais jovens”, em específico os que estão no início da carreira, através de várias medidas que vão da proteção laboral à habitação. Os fundos europeus ajudarão o Governo a cumprir promessas sem agravar o défice ou a dívida pública.

Teremos um conjunto de medidas para eles, procurando dar-lhes maior segurança, estabilidade, condições de autonomização, para não desperdiçarmos a geração mais qualificada de sempre”, detalha. De acordo com o semanário, está em causa a aposta na qualificação dos mais jovens, com base no último acordo assinado em concertação social, o investimento em habitação para garantir custos acessíveis, a progressiva gratuitidade nas creches, a valorização dos salários dos técnicos superiores da administração pública, a limitação do trabalho precário e a conciliação da vida pessoal e profissional.

A seu favor o Governo terá a execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) financiado totalmente por dinheiro europeu. “PRR, PT 2030 [próximo Quadro Financeiro Plurianual] e programa de Governo são três peças de um mesmo puzzle, porque todas são respostas aos mesmos problemas”, diz Tiago Antunes, notando que “muitas” das respostas serão refletidas no OE, com a vantagem de não ter custo para os cofres públicos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa prepara OE 2022 com foco nos mais jovens

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião