DGS vai atualizar informação sobre vacinação de crianças entre os 12 e 15 anos

A vacinação das crianças entre os 12 e 15 anos, que foi recomendada apenas para aquelas com comorbilidades, tem levantado polémica. DGS vai atualizar informação.

Com o avançar do plano de vacinação contra a Covid-19, chegou a vez das faixas etárias mais novas irem “à pica”. No entanto, a vacinação das crianças não é um ponto consensual e tem levantado alguma polémica. Neste contexto, a Direção-Geral da Saúde (DGS) vai fazer uma atualização das informações sobre a vacinação das crianças, esta terça-feira.

“A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, atualiza hoje [terça-feira, 10 de agosto], pelas 12h00, novas informações sobre a vacinação das crianças na faixa etária dos 12-15 anos”, lê-se numa nota de agenda da DGS. Nesta atualização vai estar presente o Professor Luís Graça, membro da Comissão Técnica de Vacinação Covid-19.

No final do mês passado, a DGS decidiu recomendar a vacinação contra a Covid-19 dos jovens entre os 12 e os 15 anos, mas apenas dirigida às crianças com comorbilidades de risco. Além disso, Graça Freitas apontou que as autoridades de saúde iriam emitir um parecer “sobre a vacinação universal” dos jovens entre os 12 aos 15 anos “logo que estejam disponíveis dados adicionais sobre a vacinação destas faixas etárias”.

Entretanto, várias figuras têm apelado à vacinação das crianças. Entre elas inclui-se o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que insistiu na importância de estender a vacinação às crianças entre os 12 e os 15 anos para o continente e Açores, tal como está a acontecer na Madeira. O coordenador da task force também já alertou que “o tempo está a esgotar-se” para vacinar crianças nesta faixa etária.

Já o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, garantiu na semana passada que a task force de vacinação contra a Covid-19 está preparada para poder vacinar as crianças entre os 12 e os 15 anos saudáveis “ainda antes do ano letivo” se for essa a decisão da Direção-Geral de Saúde.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

DGS vai atualizar informação sobre vacinação de crianças entre os 12 e 15 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião