PSI-20 de volta às quedas apesar da subida de 1% da Mota-Engil

Quedas do BCP e dos CTT pesam no principal índice de referência nacional. Pelo Velho Continente, generalidade das praças negoceia junto da "linha d'água".

A bolsa de Lisboa está de volta às quedas, arrancando a segunda sessão da semana em “terreno” vermelho, num dia em que as principais praças europeias se encontram junto da “linha d’água”. Mota-Engil e Galp Energia puxam pelo índice de referência nacional, mas o BCP e o grupo EDP travam ganhos.

O PSI-20 perde 0,10% para os 5.146,99 pontos, na abertura desta sessão. Entre as cotadas que já se encontram a negociar, a maioria está a registar desvalorizações.

Nas perdas do principal índice de referência nacional, esta terça-feira, o destaque vai para o BCP, que recua 0,95% para os 0,1255 euros. Nota também para os CTT, cujos títulos perdem 1,09% para os 4,54 euros.

A penalizar o PSI-20 encontra-se também o grupo EDP. A casa-mãe recua 0,24% para os 4,492 euros, enquanto a subsidiária EDP Renováveis cai 0,20% para os 20,38 euros.

Por outro lado, em “terreno” verde, é a Mota-Engil que brilha. As ações da construtora avançam 1,41% para os 1,295 euros, depois de ter anunciado que estendeu por mais dois anos um contrato de mineração que tem atualmente a decorrer em Moatize, Moçambique. Extensão esta que faz o valor deste contrato duplicar para 871 milhões de dólares (740 milhões de euros).

A Galp Energia encontra-se também entre os ganhos do PSI-20, somando 0,24% para os 8,43 euros, num dia em que os preços do petróleo voltam a subir.

Já no Velho Continente, as principais praças negoceiam junto da “linha d’água”. O pan-europeu Stoxx 600 sobe 0,1%, bem como o francês CAC-40. Já o alemão DAX recua 0,1%, enquanto o espanhol IBEX-35 e o britânico FTSE 100 seguem inalterados face à última sessão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI-20 de volta às quedas apesar da subida de 1% da Mota-Engil

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião