Elon Musk é o homem mais rico do mundo

  • Carolina Bento
  • 12 Agosto 2021

O CEO da SpaceX e da Tesla subiu ao pódio dos homens mais ricos do mundo, logo seguido por Jeff Bezos e por Bernard Arnault.

Elon Musk, CEO da Tesla Motors e da SpaceX, tornou-se no homem mais rico do mundo, suplantando o CEO da Amazon e o dono da Louis Vuitton, segundo o índice de bilionários da Bloomberg.

Neste momento, o empresário da indústria tecnológica tem uma fortuna avaliada em 193 mil milhões de dólares (164,42 mil milhões de euros). A variação mais recente de ações foi negativa, rondando os 530 mil dólares (451,45 mil euros), enquanto a variação desde o início do ano foi positiva, de cerca de 22,9 mil milhões de dólares (19,51 mil milhões de euros).

Em segundo lugar, surge Jeff Bezos, com uma fortuna avaliada em 191 mil milhões de dólares (162,71 mil milhões de euros) e Bernard Arnault, com 176 mil milhões de dólares (149,94 mil milhões de euros).

Já não é a primeira vez que Elon Musk atinge esta marca. A 20 de julho, tornou-se no homem mais rico na Terra, ainda que por motivos diferentes: tecnicamente, quando Bezos subiu ao espaço com o foguetão do Blue Origin, deixou de estar nesta posição, não por perder a riqueza, mas por ter saído do planeta. Assim, durante apenas 11 minutos, o CEO da SpaceX foi, realmente, o homem mais rico no planeta Terra.

De primeiro para terceiro: Arnault foi o homem mais rico do mundo há cinco dias

Os dados da Bloomberg referem-se a esta quinta-feira, 12 de agosto, e surgem apenas cinco dias depois de Bernard Arnault ter subido ao pódio dos bilionários, destronando Jeff Bezos, e tornando-se no homem mais rico do mundo. Arnault é diretor executivo e presidente da LVMH (Louis Vuitton Moët Hennessy) e detém 47% do grupo que controla marcas de luxo, como a Louis Vuitton, Christian Dior, a joalharia Bulgari, a relojoeira Tag Heuer, a cosmética Sephora, e a produtora de conhaque Hennessy.

A LVMH tem lucrado desde o início do ano, com o valor das ações a aumentarem 30% e o número de vendas e lucro das mesmas a atingirem recordes positivos no primeiro semestre de 2021. No segundo trimestre, as receitas subiram ainda mais, superando 14% dos níveis pré-pandemia: mais 17,4 mil milhões de dólares (14,82 mil milhões de euros), acrescentando ao valor de mercado total que, quando Bernard se tornou no mais rico do mundo, era de 416 mil milhões de dólares (354,38 mil milhões em euros), segundo o The Independent (acesso livre, conteúdo em inglês).

Por outro lado, os lucros da Amazon caíram 7% na semana anterior, o que facilitou a subida de Arnault, enquanto Bezos perdeu 14 mil milhões (11,93 mil milhões de euros) da sua fortuna num dia só. Esta já não é a primeira vez que Arnault supera Bezos e Musk, tornando-se no maior bilionário mundial a 24 maio, avançou a Forbes (acesso livre, conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Elon Musk é o homem mais rico do mundo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião