Hoje nas notícias: Manuais, máscaras e votos

  • ECO
  • 19 Agosto 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Afinal, os manuais escolares poderão contar também para o IVAucher, sem que as famílias percam a possibilidade de os incluir as deduções de educação no IRS, mas há uma série de detalhes a ter em conta. Esta quinta-feira fica ainda marcada pela nota de que as máscaras vão continuar a ser obrigatórias até, pelo menos, 12 de setembro, de que o preço dos alojamentos turísticos já supera dos níveis prépandemia e de que só 4% dos estrangeiros em Portugal podem votar. Como é que a crise pandémica afetou a saúde mental dos estudantes universitários? Um estudo dá respostas e apela ao debate sobre esta matéria.

Livros escolares contam para IVAucher, mas também para o IRS

As famílias que comprem manuais e livros escolares até ao final deste mês, numa livraria ou editora, poderão incluir esse valor no IVAucher, programa de incentivo ao consumo dirigido aos setores mais afetados pela pandemia. Isto ao mesmo mesmo que continuarão a poder incluir essas despesas no IRS, nas deduções de educação, diz o Ministério das Finanças. O gabinete de João Leão esclarece que para usufruir desses valores no âmbito do IVAucher é preciso, contudo, que o número de contribuinte dos dependentes esteja associado a um cartão bancário e seja feita a adesão ao programa. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Máscaras vão ser obrigatórias pelo menos até 12 de setembro

O Governo definiu que, se tudo correr bem e houver condições para prosseguir no plano de desconfinamento, em setembro vai deixar de ser obrigatório o uso de máscara na via pública, mas tal regra deverá manter-se, pelo menos, até ao dia 12 desse mês. De notar que o diploma publicado em junho que renovou a obrigatoriedade de utilização de máscara nos espaços públicos deixava claro que se aplicaria por 90 dias, ou seja, até 12 de setembro. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível).

Preço dos alojamentos já supera nível pré-pandemia

O turismo continua aquém dos números que registava antes da crise pandémica, mas há um indicador em que, em algumas regiões, já foram ultrapassados os níveis de 2019: o preço médio por noite. No Alentejo, os valores praticados em junho, por exemplo, estão mais de 20% acima dos que foram registados no último ano sem Covid-19. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Só 4% dos estrangeiros em Portugal podem votar

Em Portugal, estão recenseados 27.886 estrangeiros, mas apenas 708 mil imigrantes com autorização de residência, o que significa que apenas 4% dos estrangeiros podem votar. Os brasileiros são os únicos que têm estatuto de igualdade e têm a possibilidade de votar em todas as eleições. Mas vários relatos dão conta de entraves no recenseamento. A ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, justificou dizendo que “o exercício dos direitos políticos dos cidadãos estrangeiros em Portugal está, por imposição constitucional, condicionado ao princípio da reciprocidade”. Leia a notícia completa no Público (link indisponível).

Mais ansiedade nas mulheres e em Direito, Ciências Sociais e Serviços

A pandemia da Covid-19 provocou ansiedade na maioria nos estudantes universitários, sendo que um quarto mostrou sinais de depressão. De acordo com o estudo “Reflexos da Covid-19 na saúde mental de estudantes universitários”, a Covid-19 afetou mais as mulheres, os estudantes dos primeiros anos de faculdade, entre os 18 e 24 anos, essencialmente nas áreas de Direito, Ciências Sociais e Serviços. Psicólogos e investigadores criticam a falta de debate de medidas globais para os alunos do ensino superior. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Manuais, máscaras e votos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião