Avaliação bancária estabiliza em recorde de 1.221 euros por metro quadrado em agosto

Valor mediano a que a banca está a avaliar os imóveis para efeitos de concessão de crédito manteve-se nos 1.221 euros por metro quadrado em agosto.

O valor a que os bancos avaliam os imóveis para efeitos de concessão de crédito à habitação estagnou em agosto, ao fim de 10 meses consecutivos de subidas. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) publicados esta segunda-feira, este indicador está nos 1.221 euros por metro quadrado, continuando a ser o valor mais alto de sempre.

Entre julho e agosto o valor manteve-se, com o maior aumento a registar-se na Região Autónoma da Madeira (3,2%), tendo o Centro apresentado a descida mais acentuada (-0,8%). Contudo, se a comparação for feita com agosto do ano passado, o valor médio das avaliações cresceu 8,2%.

Valor Mediano de Avaliação Bancária de Habitação (valores em euros/m2). | Fonte: INE

No mês em análise, o valor mediano de avaliação bancária de apartamentos foi 1.356 euros por metro quadrado, uma subida de 9,9% face ao período homólogo. Comparativamente a julho, o valor de avaliação dos apartamentos subiu 0,4%, tendo a Região Autónoma da Madeira apresentado a maior subida (4,2%) e o Centro a única descida (-0,1%), destaca o INE.

O valor mediano da avaliação para apartamentos T2 subiu 14 euros para 1.381 euros por metro quadrado, tendo os T3 subido três euros para 1.217 euros por metro quadrado. No seu conjunto, estas tipologias representaram 81% das avaliações de apartamentos.

Já no que diz respeito a moradias, a tendência foi oposta. O valor mediano da avaliação bancária das moradias foi de 987 euros por metro quadrado, o que representa um acréscimo de 3,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Comparando com agosto de 2020, o valor de avaliação das moradias diminuiu 1,1%. A Região Autónoma dos Açores apresentou o aumento mais acentuado (1,1%), enquanto a maior descida aconteceu no Algarve (-2,3%).

Comparando com julho, os valores das moradias T2, T3 e T4, tipologias responsáveis por 89,1% das avaliações, atingiram os 923 euros por metro quadrado (menos 16 euros), 981 euros por metro quadrado (menos 7 euros) e 1.038 euros por metro quadrado (menos 12 euros), respetivamente.

O INE destaca que, de acordo com o Índice do valor mediano de avaliação bancária, o Algarve, a Área Metropolitana de Lisboa, o Alentejo Litoral e a Região Autónoma da Madeira apresentaram valores de avaliação superiores à mediana do país (34%, 33%, 5% e 2% respetivamente). As regiões Beiras e Serra da Estrela, Alto Tâmega, Alto Alentejo e Médio Tejo foram as que apresentaram o valor mais baixo em relação à mediana do país (-43%).

Valor Mediano de Avaliação Bancária dos Apartamentos por Tipologia (Valores em euros/m2). | Fonte: INE

Em agosto foram realizadas 29.315 avaliações bancárias — 18.642 apartamentos e 10.673 moradias –, o que representa uma subida de 35,3% face ao mesmo período do ano passado. Em comparação com julho, foram feitas menos 1.147 avaliações, o equivalente a uma descida de 3,8%.

Em julho, a avaliação bancária subiu, fixando-se nos 1.221 euros por metro quadrado, tal como ficou em agosto. Foram dez meses consecutivos de aumentos. A última vez que este indicador cedeu foi em setembro de 2020, tendo o valor ficado semelhante a agosto de 2020.

(Notícia atualizada às 11h39 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Avaliação bancária estabiliza em recorde de 1.221 euros por metro quadrado em agosto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião