Seguradora BNP Paribas Cardiff adere a aliança Net-Zero
A seguradora salienta o reforço do compromisso com a transição energética ao mesmo que dá mais um passo na sua estratégia de investimento responsável.
A adesão à Net-Zero Asset Owner Alliance, convocada pela ONU, “marca mais um passo significativo na estratégia de investimento responsável do BNP Paribas Cardif. Esta ampla iniciativa reflete concretamente os nossos compromissos e oferece uma poderosa alavanca para impulsionar a transição energética”, realça Pauline Leclerc-Glorieux, Diretora Executiva do BNP Paribas Cardif e membro do Comité Executivo do BNP Paribas.
Aderindo à aliança “zero emissões” de entidades com grandes portefólios, o BNP Paribas Cardif, braço segurador do grupo bancário francês e investidor de longo prazo, concretiza assim o reforço da sua política de investimento responsável e o seu compromisso para com a transição energética, anunciou a seguradora que em Portugal opera através da Cardiff Vie e Cardiff Divers. Segundo explica a companhia, a Net-Zero Asset Owner Alliance agrupa seguradoras e fundos de pensões internacionais “que se comprometem a fazer a transição das suas carteiras de investimento para emissões-zero de gases com efeito de estufa até 2050.”
Como parte da Net-Zero Asset Owner Alliance, esses investidores institucionais têm em vista:
- Alinhar as respetivas carteiras de investimento com o Acordo de Paris e reduzir ligação aos combustíveis fósseis;
- Objetivos de descarbonização para os setores responsáveis pelas maiores emissões de gases com efeito de estufa;
- Investir em ações climáticas
- Dialogar e colaborar para encorajar a transição para a neutralidade carbónica.
Em 2020, a seguradora anunciou “compromissos detalhados” relativamente ao carvão, incluindo um calendário para uma saída completa do setor, assinala ainda o comunicado.
“Temos a responsabilidade de apoiar a transição para um planeta mais sustentável. (…) Juntos podemos lutar mais eficazmente contra as alterações climáticas e catalisar a descarbonização”, diz Olivier Héreil, Vice-presidente executivo, Gestão de Ativos, do BNP Paribas Cardif.
A Net-Zero Asset Owner Alliance (NZAOA), promovida no âmbito do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA), foi estabelecida em 2019.
Mais recentemente, em julho de 2021, por ocasião de uma reunião do G20 dedicada ao Clima, em Veneza, oito grupos (resseguradores e seguradoras) avançaram para a criação da Net_Zero Insurance Alliance (NZIA), enquadrada pelos PSI – Principles for Sustainable Insurance. Integrando a NZIA, organizações como Axa, Allianz, Generali, Zurich, Munich Re, Swiss Re e Scor, comprometeram-se, individualmente, a estabelecer e cumprir metas de base científica para a descarbonização das respetivas carteiras de investimento até 2025.
Esses objetivos individuais, que elevam exigências ao nível das práticas de subscrição e gestão de riscos, serão revistos a cada cinco anos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Seguradora BNP Paribas Cardiff adere a aliança Net-Zero
{{ noCommentsLabel }}