Como avalia a sua liderança? Saiba o que faz de alguém um mau líder
Está a dar feedback aos seus colaboradores? E a dar-lhes os parabéns quando merecem ser elogiados? Se sim, está num bom caminho. Se não, esteja atento para não comprometer a sua liderança.
Um bom líder pode ser considerado, de uma forma muito resumida, aquele que cuida das suas pessoas, satisfaz as suas necessidades e consegue desenvolver o seu potencial, de forma a extrair o melhor da cada profissional. Fazê-lo pode ser um autêntico desafio, mas é crucial para manter as pessoas envolvidas, comprometidas e motivadas.
Comportamentos que, pelo contrário, fomentem a desmotivação e indiferença não são, normalmente, esperados de um bom líder. Estes são os cinco comportamentos de que deve afastar-se para não comprometer a sua liderança, segundo o coach Marcel Schiwantes:
1. Não reconhecer as pessoas pelo bom trabalho
“As pessoas que recebem reconhecimento e elogios regulares aumentam a sua produtividade individual, aumentam o envolvimento e têm mais probabilidades de permanecer na sua organização”, escreve o coach num artigo publicado pelo Inc. (acesso livre, conteúdo em inglês).
As pessoas que recebem reconhecimento e elogios regulares aumentam a sua produtividade individual, aumentam o envolvimento e têm mais probabilidades de permanecer na sua organização.
Além disso, colaboradores que sentem que são reconhecidos pelo seu trabalho e empenho recebem, normalmente, mais pontos de fidelidade e satisfação dos clientes, têm melhores procedimentos de segurança e menos acidentes no trabalho.
2. Desrespeitar os colaboradores
Uma sondagem realizada em 2020 pelo ResumeLab sobre os comportamentos que fazem de alguém um mau líder revelou que 72% dos inquiridos já tinham sido tratados de uma forma “rude” ou “desrespeitosa” por um chefe. Por outro lado, o mesmo inquérito descobriu também que 42% dos líderes já culparam outros pelo seu fracasso, o que 84% dos profissionais considera muito injusto.
3. Falhar na comunicação
As questões relacionadas com a comunicação são comuns entre os clientes de Marcel Schiwantes, com as mensagens erradas a serem enviadas com alguma frequência. “A má comunicação pode afetar a moral, quebrar o envolvimento e desmotivar os colaboradores, criando insatisfação, por sua vez, nos próprios clientes”, considera.
Estabelecer uma comunicação clara e eficaz, seja interpessoal ou organizacional, é, por isso mesmo, “uma necessidade para o sucesso”.
4. Falta de integridade
“Quando são tomadas decisões questionáveis para obter ganhos financeiros ou benefícios pessoais, os empregados sabem. E se eles sabem, já perderam o respeito”, alerta o coach. Se, por outro lado, liderar pelo exemplo e mostrar integridade nas suas decisões, isso “diz muito sobre si”, enquanto líder.
5. Não dar feedback contínuo
As típicas avaliação e revisões anuais de desempenho podem não surtir o efeito esperado. Aliás, na opinião de Marcel Schiwantes, quase nunca funcionam, nem resultam num feedback positivo. “Se queremos que os nossos colaboradores cresçam, porque é que esperamos um ano inteiro para oferecer-lhes ajuda? O feedback consiste em pedir e receber conselhos e insights úteis sobre uma jornada contínua em direção a objetivos partilhados. Trata-se de construir relações de confiança e saber que a ajuda está lá”, esclarece.
“O feedback motivas as pessoas, ajuda-as a compreender os seus pontos fortes e mostra-lhes caminhos para alcançar o próximo passo na sua progressão na carreira.”
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