5.900 pessoas atendidas na Casa Aberta para renovar Cartão de Cidadão e passaportes

Casa Aberta gerou filas no primeiro sábado e o Governo admitiu ajustamentos. Já no segundo sábado, dia 9 de setembro, quase 6.000 atendimentos foram feitos, sem filas de espera.

Quase seis mil pessoas foram atendidas no sábado, dia 9 de outubro, em nove Lojas de Cidadão e no Campus da Justiça, na modalidade Casa Aberta destinada a renovar o Cartão de Cidadão (CC) ou o passaporte. Em causa está um aumento do número de atendimentos em 7% face ao sábado anterior.

“No segundo [sábado] da iniciativa Casa Aberta, foram feitos cerca de 5.900 atendimentos para pedido, renovação, entrega e alteração de morada do Cartão de Cidadão e pedido e entrega do passaporte, nos balcões das nove Lojas de Cidadão e do Campus da Justiça que estiveram em funcionamento na modalidade de Casa Aberta, entre as 9h00 e as 22h00″, adianta o Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública, em comunicado.

De acordo com o Governo, neste sábado, todas as lojas tiveram “capacidade para atender os cidadãos que chegassem para realizar serviços“, sem filas de espera. “Esta situação deveu-se ao reforço das equipas de triagem da Agência para a Modernização Administrativa e do atendimento do Instituto de Registos e Notariado, bem como a uma melhor adequação entre o número de balcões atribuídos a cada serviço e a procura por esses mesmos serviços, que permitiram que, ao longo de todo o dia, os atendimentos tivessem decorrido com tranquilidade”, explica a mesma fonte.

A Casa Aberta vai manter-se por mais seis sábados, nas Lojas de Cidadão das Laranjeiras, Saldanha, Marvila, Odivelas, Porto, Vila Nova de Gaia, Coimbra, Braga e Faro e nos balcões de atendimento ao público do Instituto de Registos e Notariado, no Campus da Justiça, no Parque das Nações, em Lisboa.

À parte desta modalidade extraordinária, o Ministério da Modernização do Estado lembra que os serviços relacionados com o CC e o Passaporte continuam disponíveis “de segunda a sexta-feira, nos locais de atendimento e horário normais, quer por via de agendamentos já efetuados, que se mantêm, quer através de atendimento espontâneo”.

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