Leão sobre OE2022: “Não vemos como não será aprovado” no Parlamento

O ministro das Finanças entregou a proposta do Orçamento do Estado para 2022 (OE 2022) esta segunda-feira no Parlamento e fez declarações à saída.

Após a entrega do Orçamento do Estado para 2022 (OE 2022) no Parlamento, o ministro das Finanças, João Leão, disse esta segunda-feira que espera que o documento seja aprovado por ser “bom para o país e para os portugueses. Ainda assim, mostra “abertura para negociar” com os parceiros parlamentares durante a fase de especialidade no próximo mês e meio.

Não vemos como é que este Orçamento não será aprovado aqui na Assembleia da República“, disse o ministro, argumentando que este é um “orçamento bom para o país e para os portugueses”. Leão classificou o Orçamento de “responsável”, apostando no presente “sem perder de vista a sustentabilidade futura e as contas certas”, um dos lemas do PS desde 2016.

Numa pequena declaração após ter entregue o documento a Ferro Rodrigues, o ministro das Finanças reconheceu que este foi um “ano muito difícil para todos”, mas notou que o país conseguiu “conquistar duas coisas muito importantes”: vacinar 85% da população e manter a capacidade produtiva da economia portuguesa durante a crise pandémica.

Leão notou que o mercado de trabalho está a recuperar, tendo o emprego atingiu o “valor mais alto dos últimos doze anos”, acima do pré-pandemia, atribuindo esse sucesso aos “apoios massivos que demos à empresas e trabalhadores”. Perante este cenário, “olhamos para o futuro com mais otimismo”, garante, reafirmando a expectativa de crescer “mais de 10%” no conjunto de 2021 e 2022.

O ministro das Finanças diz que o Orçamento está “focado na recuperação e no relançamento da economia com investimento público e privado“. Para Leão este é o “orçamento do investimento”, o qual também está “centrado nas preocupações das classes médias e mais jovens” e “aposta num SNS mais forte e resiliente, aumentando a verba com mais 700 milhões de euros no próximo ano”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Leão sobre OE2022: “Não vemos como não será aprovado” no Parlamento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião