BPI doa um milhão de euros para combater isolamento dos mais velhos

Através do Prémio BPI Fundação "la Caixa" Seniores, o banco atribuiu um milhão de euros a 34 projetos que visam dar respostas sociais aos problemas da solidão emocional e social dos idosos.

A 9.ª edição do Prémio BPI Fundação “la Caixa” Seniores atribuiu um milhão de euros a 34 projetos que visam dar respostas sociais aos problemas da solidão emocional e social dos mais velhos. O objetivo destes projetos é evitar o progressivo isolamento face à comunidade. Os vencedores recebem cerca de 30 mil euros.

“As candidaturas vencedoras vão apoiar cerca de quatro mil seniores em situação de vulnerabilidade. A iniciativa recebeu 228 candidaturas, que foram alvo de uma avaliação objetiva dos projetos à luz das linhas prioritárias estabelecidas para o Prémio”, lê-se em comunicado.

Os projetos distinguidos esta sexta-feira pretendem oferecer respostas sociais nas seguintes áreas prioritárias: promoção da autonomia pessoal e apoio às atividades diárias; prevenção da fragilidade; intervenção em situações de solidão não desejada e em isolamento social e digital; dinamização do envelhecimento ativo, nomeadamente na promoção de hábitos de vida saudáveis; incentivo de ações comunitárias e de voluntariado; e apoio da melhoria da qualidade de vida das pessoas em situação de dependência, doença crónica ou cuidados paliativos.

Para obter mais informação sobre o âmbito de atuação e os objetivos de cada projeto vencedor deverá consultar a página do “Prémio Seniores”, uma iniciativa conjunta do BPI e da Fundação “la Caixa”, criada em 2013. Em nove edições, foram atribuídos 6,3 milhões de euros a 252 projetos, beneficiando mais de 62 mil idosos em situação de vulnerabilidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BPI doa um milhão de euros para combater isolamento dos mais velhos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião