“Vamos chegar ao fim do ano com receitas turísticas 50% abaixo de 2019”, diz Siza Vieira

Ministro da Economia afirma que o turismo está a recuperar e que, por isso, vai ser possível o setor alcançar os números recorde de 2019.

O Governo acredita que Portugal fechará 2021 com metade das receitas turísticas alcançadas em 2019, naquele que foi um ano de recordes para o setor. Pedro Siza Vieira diz que este é o momento de “lamber feridas” e “assegurar que as cicatrizes saram depressa”.

“Agora, que o turismo está a recuperar, a possibilidade de mais rapidamente atingirmos o valor do produto que tínhamos em 2019 e recuperar a tendência vai acontecer porque soubemos estabelecer o setor como uma tendência“, disse o ministro da Economia esta quinta-feira, durante o 32.º Congresso da Hotelaria e Turismo, que decorre até amanhã em Albufeira.

Vamos chegar ao final do ano com receitas turísticas ao nível de 50% do que tínhamos em 2019 [cerca de 18 mil milhões de euros]. Temos de lamber feridas e assegurar que as cicatrizes saram depressa”, acrescentou o governante.

No Plano Reativar o Turismo, o Governo previa que as receitas do setor chegassem aos 9,3 mil milhões de euros este ano. Em agosto, as contas do ECO mostravam que, até junho, o total arrecadado estava 75% abaixo desse valor. Ainda assim, de acordo com o que referiu hoje o ministro da Economia, essa meta deverá mesmo ser cumprida.

Pedro Siza Vieira notou que as receitas turísticas internacionais cresceram muito na última década e que “esse crescimento foi muito significativo” para o país. “O investimento que fizemos no turismo deve ser encarado exatamente nesses termos”, disse o governante, adiantando que o turismo já recebeu cerca de 3.000 milhões de apoios públicos, dos quais cerca de 1.200 milhões foram a fundo perdido.

(Notícia atualizada às 11h23 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Vamos chegar ao fim do ano com receitas turísticas 50% abaixo de 2019”, diz Siza Vieira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião