Hoje nas notícias: Vacinas, insolvências e corrupção

  • ECO
  • 17 Novembro 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A Agência Europeia de Medicamentos tem estudos que apontam para prazo mais curto da dose de reforço da vacina Covid-19. Da meningite B ao tétano e difteria, a DGS vai cortar nas vacinas no próximo ano. Detaque ainda para as suspeitas de corrupção em contratos de sete milhões nos institutos dos vinhos. PS e PSD passam insolvência pessoal para três anos. Conheça estas e outras notícias que marcam as manchetes nacionais.

EMA tem estudos que apontam para prazo mais curto da dose de reforço da vacina Covid-19

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) tem estudos relativos à dose de reforço da vacina contra a Covid-19, que indicam que esta poderá ser realizada com uma vacina diferente da usada nas doses iniciais, nomeadamente quando a vacina usada antes foi do tipo de vector viral (a AstraZeneca e a vacina da Janssen). Estes estudos apontam para que o intervalo agora exigido entre a segunda dose e a dose de reforço, de seis meses, poderá ser mais curto.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

DGS corta nas vacinas para o próximo ano

O Programa Nacional de Vacinação (PNV), coordenado pela Direção-Geral da Saúde, vai ter no próxmo ano menos 640 mil doses de vacinas do que em 2021. Uma poupança que deverá rondar os 2,5 milhões de euros. Para 2022 estão previstas a aquisição de 1.852.634 doses, contra as 2,5 milhões de doses adquiridas este ano que representaram um custo de mais de 73,8 milhões de euros (preços de 2019).

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

PS e PSD passam insolvência pessoal para três anos

O PS e o PSD já terão chegado a acordo nas alterações à lei que regula as insolvências e recuperação de empresas, que são discutidas esta quarta-feira no Parlamento. Com este consenso, as pessoas que se apresentem à insolvência passam a ter três anos em que ficam limitadas na vida financeira, fincando livre das dívidas no final (atualmente são previstos cinco).

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (ligação indisponível)

Suspeitas de corrupção em contratos de sete milhões

A Polícia Judiciária (PJ) realizou na terça-feira buscas na Associação Comercial do Porto (ACP), do Instituto do Vinho do Douro e do Porto (IVDP), da Fundação da Juventude, e do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM). Em causa estão contratos de promoção e relações públicas adjudicados pelos dois institutos públicos a um grupo restrito de empresas, também alvo de buscas, e que totalizam cerca de sete milhões de euros em apenas três anos. Entre as empresas visadas neste inquérito estão a “Essência do Vinho” e a “OPAL”.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

“Nas grandes empresas não há doutores”, diz presidente da Faculdade de Ciências da UNL

O presidente da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, defende que os doutores “podem ser uma mais-valia incrível para quem os empregar”, mas há pouca contratação das pessoas com esta formação nas grandes empresas. “As startups contratam mais doutores do que as grandes empresas”, sublinha Virgílio Machado. “Fico frustrado porque estamos a dar apoio científico a grandes empresas multinacionais europeias. E, no entanto, as nossas empresas para as quais podemos ter uma mais-valia, acabamos por não ter a mesma relação”, acrescenta.

Leia a notícia completa na Rádio Renascença (acesso livre).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Vacinas, insolvências e corrupção

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião