Colquímica Adhesives, EDP, Google e Marriott distinguidas pela Câmara do Comércio Americana

Daniela Braga, CEO e fundadora da DefinedCrowd, recebeu o prémio Personalidade do ano e Carlos Rodrigues, antigo presidente da Amcham Portugal, recebeu o Prémio Carreira.

A Colquímica Adhesives, a EDP, a Google Portugal e o Marriott foram esta quinta-feira galardoados pela Amcham Portugal, a Câmara de Comércio Americana em Portugal, pelo seu contribuído no reforço das relações económicas e comerciais entre Portugal e os Estados Unidos.

Em causa estão os quatro “AmCham Tributes” entregues esta quinta-feira na gala comemorativa do 70º aniversário da Amcham Portugal, que visam reconhecer empresas, instituições e personalidades que contribuíram para aproximar Portugal e os EUA, nomeadamente através do setor económico e social.

João Pedro Koehler, CEO da Colquímica Adhesives, diz-se “honrado” pela distinção e garante que a empresa “está em sintonia total com os valores defendidos pelos EUA”, nomeadamente nos valores democráticos e no “respeito pelas liberdades individuais”. “Estamos certos que os nossos produtos, a nossa tecnologia e também a nossa forma de estar e simpatia vão contribuir para elevar a excelência das empresas portuguesas nos EUA”, afirmou, após a entrega do prémio.

Ao mesmo tempo, Rui Teixeira, CFO do grupo EDP, destacou que a distinção é o “reconhecimento do trabalho realizado desde 2016-2017”, apontando que os EUA são “um mercado com risco de retorno” elevado, pelo que o grupo quer continuar a investir nesse mercado.

Por outro lado, Bernardo Correia, country manager da Google Portugal, diz acreditar que “Portugal pode ser a ponte entre os EUA e a Europa” e que o território nacional “é o país certo para investir”. Já Elmar Derkitsch, diretor geral do Marriott, enalteceu o papel do grupo no apoio à comunidade durante a pandemia, nomeadamente através do acolhimento de vários profissionais de saúde nos seus hotéis.

Além dos quatro “AmCham Tributes” e para assinalar os 70 anos da Câmara do Comércio Americana em Portugal este ano foi criado o prémio “The Most Engaged Member”. Esta distinção foi entregue à Fundação Luso-americana para o Desenvolvimento (FLAD). Para Rita Faden, presidente desta fundação, a relação entre Portugal e os EUA “é muito forte”, sendo que, a sua ver, “o trabalho de aproximar os dois países é um trabalho conjunto e envolve o esforço de muitas instituições”.

Nesta sétima edição de entrega de prémios, Daniela Braga, CEO e fundadora da DefinedCrowd, recebeu o prémio Personalidade do ano, ao passo que Carlos Rodrigues, antigo presidente da Amcham Portugal recebeu o Prémio Carreira, pelo seu longo percurso no setor bancário. “A única coisa que posso dizer é que fiz por cumprir aquilo que era a minha obrigação durante os 17 anos de Câmara. Sinto-me muito honrado por isso, mas ainda mais por este prémio”, disse.

A cerimónia terminou com o discurso do ministro dos Negócios Estrangeiros, que referiu que as distinções são a prova vida da “densidade e intensidade” das relações bilaterais entre Portugal e os EUA, enaltecendo o pilar histórico, geográfico, bem como de aliança entre os países. “Para além de países vizinhos somos aliados dos bons e dos maus momentos e essa aliança faz-se no quadro da NATO, mas também no quadro de defesa e segurança bilateral”, disse.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Colquímica Adhesives, EDP, Google e Marriott distinguidas pela Câmara do Comércio Americana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião