Sovena entra na transformação de óleos usados em detergentes

A dona da marca Fula passa a ser acionista da EcoXperience, empresa de Penela que nasceu num departamento de Química da Universidade de Coimbra e que faz parte do grupo que detém a Mistolin.

A Sovena anunciou esta quinta-feira a entrada no capital da EcoXperience, uma jovem empresa pertencente ao MSTN Group, que detém a Mistolin, e que se apresenta como “pioneira” a nível mundial na transformação de óleos alimentares usados em detergentes biodegradáveis.

Com origem no departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, a empresa de base tecnológica sediada em Penela juntou-se ao MSTN Group em 2019. Começou por transformar óleos alimentares em kits científicos de sabão líquido, tendo depois alargado a tecnologia para os produtos de limpeza.

“Esta operação reflete a nossa essência, que passa por acrescentar valor à cadeia, com decisões sustentadas e sustentáveis. A associação à EcoXperience permite-nos reforçar a adoção das melhores práticas de valorização dos recursos e de eliminação dos desperdícios ao longo de toda a cadeia de produção”, frisa Jorge de Melo, CEO do Grupo Sovena.

A Sovena é dona das marcas de óleos vegetais Fula, Vêgê e Frigi, e Oliveira da Serra e Andorinha no setor do azeite. Faturou 1,1 mil milhões de euros em 2020, com a exportação para mais de 70 países a valer 75% do negócio. Com 1.200 trabalhadores, a empresa do Grupo Nutrinveste soma operações diretas em dez países: Portugal, Espanha, EUA, Brasil, Chile, Argentina, Marrocos, Itália, China e Angola.

Salientando as “sinergias com enorme mais-valia para o projeto” resultantes da junção da Sovena com a Mistolin, César Henriques, fundador e sócio da EcoXperience, acredita que a categoria de detergentes ecológicos “continuará a crescer nos próximos anos”, notando que “contar com o know-how e credibilidade” da Sovena é “importante para adequar a resposta à necessidade do mercado e acelerar o crescimento nacional e internacional” do projeto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sovena entra na transformação de óleos usados em detergentes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião