Patrick Drahi estuda voltar a pôr Sotheby’s na bolsa
O magnata francês que adquiriu a leiloeira em 2019 estará a estudar avançar com uma Oferta Pública Inicial (IPO) já no próximo ano, segundo a Bloomberg.
A Sotheby’s pode voltar à bolsa já no próximo ano. O multimilionário francês Patrick Drahi, conhecido por ter fundado a Altice, estará a planear uma Oferta Pública Inicial (IPO) envolvendo a leiloeira, negócio que adquiriu em 2019 por 3,7 mil milhões de dólares, incluindo a dívida.
A notícia foi avançada pela Bloomberg (acesso pago), que cita fontes familiarizadas com as intenções do magnata. Segundo a agência, Drahi tem mantido conversas preliminares com potenciais conselheiros acerca de um eventual IPO da Sotheby’s nos EUA já em 2022.
A Sotheby’s é uma das maiores e mais reputadas casas de leilões em todo o mundo, somando quase três séculos de história. A empresa lida com negócios envolvendo obras de arte raras, artefactos colecionáveis e imobiliário premium. Concorre diretamente com a Christie’s, que é detida por outro multimilionário francês, François Pinault.
Um eventual IPO faria a leiloeira regressar à bolsa, cerca de dois anos depois de Drahi ter adquirido a totalidade do capital. A operação lançaria ainda alguma luz sobre o opaco mundo da arte, sobretudo no período pós-pandemia que se têm assistido a sucessivos negócios recorde.
O nome de Patrick Drahi voltou às notícias esta semana por outro motivo: a Altice UK reforçou a posição na British Telecom para 18%, levando o Governo britânico a ameaçar intervir para proteger um ativo estratégico para o país. Além disso, a imprensa tem dado conta da possível venda da Altice Portugal, dona da Meo, ainda que Alexandre Fonseca, CEO, tenha garantido esta semana que “a Altice Portugal não está à venda”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Patrick Drahi estuda voltar a pôr Sotheby’s na bolsa
{{ noCommentsLabel }}