Demium lança novo programa de aceleração para “early stage” startups

As startups selecionadas vão receber, logo à partida, um investimento de 25 mil euros em convertible notes.

A Demium acaba de lançar o seu novo programa de aceleração, com o objetivo de ajudar as startups em fase inicial a aumentarem a sua tração e a concretizarem a sua primeira ronda de investimento de, pelo menos, 100.000 euros, em apenas quatro meses, sabe a Pessoas. O programa — que terá lugar em Portugal e Espanha, mas que abre a participação a startups de outros países europeus — garante, desde logo, a todos os selecionados um investimento de 25 mil euros.

“Apesar de o nosso posicionamento ser essencialmente no apoio pré-equipa e pré-ideia, conhecemos frequentemente startups com equipa completa e até com um produto inicial à procura de ajuda para crescer. Isto demonstrou e validou a necessidade de preencher este espaço, pelo que decidimos criar um novo programa e estrutura de financiamento adequada a projetos já em curso e à procura da sua primeira ronda de capital, expansão da rede de contactos e mentoria de produto, marketing e vendas”, começa por dizer Diogo Patão, diretor de programas da Demium, em declarações à Pessoas.

“Na última década temos assistido a uma evolução muito positiva do nosso ecossistema, com mais incubadoras, programas e concursos de inovação, assim como uma profissionalização e sofisticação dos investidores. Contudo, o mercado ainda oferece muito pouca ajuda aos que querem empreender pela primeira vez e transformar ideias em startups. Desde a sua génese que a Demium apoia empreendedores a encontrar a sua equipa e a dar os primeiros passos, desde a validação do problema-solução até à aquisição dos primeiros clientes e investimento externo”, acrescenta.

As inscrições para o programa de aceleração da empresa fundada em 2013, em Valência, e que investe em talento, estão abertas até 23 de janeiro. Os participantes têm de obedecer a três requisitos: ter uma equipa de cofundadores (pelo menos duas pessoas), ter desenvolvido uma solução inovadora de base tecnológica e que a empresa esteja já legalmente constituída.

Todos os projetos candidatos vão passar por uma fase de preparação prévia, antes de serem apresentados ao comité de seleção. Posteriormente, este comité ficará encarregue de selecionar aqueles que devem realizar o programa de aceleração, com início previsto para o mês de fevereiro. Todos os selecionados vão receber desde o primeiro dia um investimento de 25 mil euros em convertible notes (títulos de dívida conversíveis em participação societária) do fundo de investimento Demium.

Mais informações sobre a candidatura aqui.

10 semanas de aceleração e preparação para o investimento

O programa tem a duração de dez semanas, período durante o qual os participantes podem contar com o acompanhamento de mentores especializados em marketing, growth hacking e produto e vendas. Uma vez terminado o processo de aceleração, as startups estarão prontas para apresentar-se ao comité de investimento do fundo exclusivo da Demium.

Se passarem o escrutínio, “significa aumentar o seu financiamento até aos 100 mil euros, tornando-se os primeiros da ronda de investimento da empresa (e que pode chegar a investir 500 mil euros em futuras rondas), na qual podem participar também outros investidores e business angels da rede Demium”, detalha a empresa.

Todo o processo de aceleração vai ser realizado remotamente, com exceção para os três primeiros dias de arranque do programa e para a semana anterior à apresentação do projeto ao comité de investimento, nos quais será necessária a presença numa das sedes da Demium, em Lisboa, Madrid, Barcelona, Valência e Málaga.

A Demium está em Portugal desde 2019, tendo já investido em startups nacionais como a Ibipbip, Bephex, Clynx, Skillcore, Squill, Ushowme, Actif, Claire, Careforce e Networkme, com tickets de 100 mil euros cada, perfazendo um total de um milhão de euros investidos apenas em startups portuguesas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Demium lança novo programa de aceleração para “early stage” startups

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião