Ex-seguradora do Novobanco compra unidade da Zurich em Itália por 128 milhões

A GamaLife, ex-GNB Vida, anunciou entrada no mercado italiano com a compra de cerca de 180 mil apólices de vida e de pensões que eram da Zurich, num investimento de 128 milhões de euros.

A GamaLife, a antiga seguradora do Novobanco, anunciou esta segunda-feira a aquisição de uma unidade de negócios da Zurich Investments Life em Itália, que inclui uma carteira de apólices em vigor de vida e de pensões, por cerca de 128 milhões de euros. Transação marca a entrada no mercado italiano.

Em comunicado enviado ao mercado, a companhia portuguesa adianta que o negócio transação abrange mais de 180 mil apólices representadas por ativos de 8,4 mil milhões de euros em 31 de dezembro de 2020.

“Todos os direitos dos clientes permanecerão inalterados como resultado da transação”, esclarece a antiga GNB Vida na informação disponibilizada na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A GamaLife revela ainda que a operação será financiada por recursos financeiros internos e que a sua concretização se encontra dependente da verificação de várias condições, incluindo a obtenção de “luz verde” dos reguladores em Portugal e Itália.

Em comunicado enviado às redações, a seguradora dá mais detalhes sobre a operação: será criada uma sucursal operacionalmente independente em Itália, maioritariamente composta por atuais funcionários da Zurich, sendo inicialmente apoiada por serviços de transição habitualmente prestados pela Zurich.

Adianta ainda que acordou com a Zurich “compromissos a longo prazo no sentido de assegurar que as operações de cada uma das partes prosperem no mercado italiano, tendo em consideração a complementaridade dos respetivos modelos de negócio”.

“A entrada da GamaLife no mercado italiano com uma aquisição de tamanha dimensão demonstra o empenho na nossa estratégia de crescimento pan-europeu e permite-nos desenvolver ainda mais a nossa oferta de serviços prestados aos clientes”, disse Matteo Castelvetri, CEO do grupo GamaLife.

Castelvetri acrescenta que “esta transação representa um forte alinhamento estratégico entre o foco da GamaLife no crescimento sustentável e a intenção da Zurich de sair de algumas linhas de negócio em Itália”.

A ex-GNB Vida foi vendida pelo Novobanco ao fundo Apax em 2019 por cerca de 123 milhões de euros, mais um valor variável em função das vendas que poderia ascender valor de 125 milhões.

(Notícia atualizada às 8h29 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ex-seguradora do Novobanco compra unidade da Zurich em Itália por 128 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião