Estas são as cinco competências digitais mais valorizadas pelas empresas

A literacia digital "não é uma opção", mas uma "obrigatoriedade" na realidade empresarial. Confira se tem estas cinco competências digitais, tão básicas quanto procuradas pelas organizações.

A literacia digital é essencial no mercado de trabalho, e a pandemia acabou por evidenciar isso mesmo. “A literacia digital é hoje, não uma opção, mas uma obrigatoriedade na realidade empresarial”, refere Páginas Amarelas.

“Seja para acompanhar as tendências do mundo, ou para contactar com quem não podemos estar fisicamente, perceber como navegar no online é hoje fundamental.”

Estas são as cinco skills digitais fundamentais nas empresas, segundo a Páginas Amarelas, especialista em marketing digital:

1. Organizar o email

“É uma competência básica, mas que tem o potencial de maximizar a produtividade. Em termos profissionais, o email é uma das plataformas mais utilizadas, pelo que deve existir destreza dos colaboradores a usá-la, inclusive na organização de informação na plataforma”, afirma a Páginas Amarelas, sugerindo a utilização de marcadores dedicados a cada temática interna de trabalho, por exemplo.

2. Usar ferramentas colaborativas

Tendo em conta a tendência híbrida, em que parte do trabalho é realizado remotamente, saber usar ferramentas colaborativas é fundamental em qualquer organização. “No caso do armazenamento de informação, é essencial saber utilizar um sistema em rede, por norma na cloud, que pode ser acedido em qualquer momento e lugar, e por várias pessoas.”

3. Realizar videoconferências

Falar de literacia digital já não é possível sem falar do Teams, Skype ou Zoom. Saber usar estas plataformas de videochamadas — agendar e participar em reuniões virtuais — é, para a Páginas Amarelas, uma competência extremamente procurada.

4. Fazer pesquisas

Embora possa parecer simples, nem todos sabem usar corretamente os motores de pesquisa, como o Google, por exemplo. “Cruzar a informação recolhida permite desenvolver um olhar crítico sobre o que a internet devolve, que nem sempre é 100% fiável”, salienta a empresa.

5. Zelar pela cibersegurança

A cibersegurança é também fundamental. “Associado ao ponto anterior, a proteção no espaço online, seja ao não clicar em links duvidosos ou não colocar informação pessoal em locais não protegidos, são capacidades não intuitivas e que devem ser ensinadas”, refere.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estas são as cinco competências digitais mais valorizadas pelas empresas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião